Cálculos

Coritiba tem, matematicamente, mais chances de G6 do que de ZR

Vitória sobre a Chapecoense deixou o Coritiba mais próximo do G6 do que da zona da degola. Foto: Marcelo Andrade

O Coritiba segue vivendo a sua gangorra dentro do Campeonato Brasileiro. O time coxa-branca já disputou até a liderança nas rodadas iniciais da competição nacional, caiu de produção, foi parar na zona de rebaixamento e agora está novamente olhando para a parte de cima da classificação. Com apenas três pontos atrás do Sport, primeiro time do G6, o Verdão, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, tem atualmente 16% de chances de disputar a Libertadores do ano que vem.

O Coritiba, atualmente, está na décima colocação e mesmo que não consiga terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, o Verdão pode voltar a disputar a competição internacional no ano que vem. Isto porque mais três vagas podem se abrir. Isso pode acontecer se os times que terminarem o Brasileirão entre os seis primeiros forem campeões da Libertadores, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, o que transformaria o G6 em G7, G8 e até G9.

Na próxima rodada, quando encara o Atlético-GO, lanterna do Brasileirão, fora de casa, o Coritiba, se vencer, pode subir bem na classificação e entrar de vez na disputa pela vaga na Libertadores. O Sport, sexto colocado, tem atualmente 38% de chances de jogar a competição internacional.

Confira a tabela completa do Brasileirão!

Com 25 pontos, o Coxa, precisa melhorar bastante seu rendimento atual. No ano passado, por exemplo, o Atlético, sexto colocado, fechou sua participação com 57 pontos e conseguiu a vaga. Em 2015, quando somente os quatro primeiros colocados ganhavam o direito de disputar o principal torneio da América do Sul, o sexto colocado foi o Sport e teve 59 pontos. Ou seja, o Verdão, em média, terá que somar 35 pontos no returno para não depender de ninguém.

Olho pra baixo

Apesar de estar atualmente mais perto do G6 do que da zona de rebaixamento, o Coritiba precisa também olhar para a parte debaixo da classificação do Brasileirão. Ainda de acordo com o site especializado em estatística, o Verdão, que há duas rodadas estava na zona da degola, tem atualmente 11% de risco de ser rebaixado. Se pelo menos repetir sua campanha no segundo turno, o clube passará longe da área de risco.