Coritiba quer captar novos investimentos

Na quarta-feira passada, o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, juntamente com o vice-presidente Márcio Schwab e o superintendente administrativo José Rodolfo Gonçalves Leite, esteve em São Paulo, onde se encontrou com as principais 20 agências de publicidade do Brasil. O objetivo foi apresentar a marca e também o crescimento do clube recentemente. Entre outros fatores, a reunião serviu para tentar conquistar investidores para o Coxa. “Nós estivemos em São Paulo em um evento com as 20 maiores agências de publicidade do Brasil e levamos o produto Coritiba, as marcas, a possibilidade de patrocínio, de investimento no Couto Pereira, e pesquisa de números sobre a nossa torcida. O Coritiba hoje é um dos maiores clubes onde o torcedor gasta. Foi uma iniciativa extremamente interessante e as agências ficaram impressionadas”, explica Vilson Ribeiro.

O encontro levantou suspeitas sobre a procura de um possível novo patrocinador master para a camisa do Coxa. O contrato com o banco BMG, parceiro desde 2009, termina no final do ano, e ainda não houve uma conversa entre as partes. Porém, Vilson garantiu que o Alviverde ainda não está em busca de definir qual será seu patrocinador em 2013, embora não tenha descartado um acerto com outra marca. “Nós temos contrato até dezembro com a BMG e sempre entramos em negociações com os nossos patrocinadores a partir de novembro. Evidentemente que discutimos valores, contratos, uma série de coisas. Quem tiver um preço maior, que atenda nossos objetivos, vamos buscar. Estamos sempre abertos a negociações”, afirma.

De acordo com o presidente, recentemente a marca do Coritiba tem sido valorizada por conta das conquistas do tricampeonato paranaense, da Série B e por ter alcançado duas vezes as finais da Copa do Brasil. Algo que “encarece” para uma empresa estampar sua marca na camisa verde e branca. “O crescimento da marca do Coritiba, por meio de estudos técnicos, desde 2009, foi de 1.000%. Então isto é um fator decisivo para a melhoria da receita do clube”, acrescenta Vilson Ribeiro. Já nos últimos dois anos a renovação com o BMG teve um reajuste financeiro.

Um outro tema apresentado na reunião em São Paulo foi a questão dos sócios. Atualmente, o clube conta com quase 30 mil associados, número que veio crescendo desde 2010. Segundo Vilson, a tendência é que isto vá se consolidando, o que também gera mais receitas e, consequentemente, atrai os investidores, uma vez que a marca patrocinadora também será mais visada e comercializada. “Temos que fortalecer um conceito de cadeia de valores com os sócios, trazer o associado para ações dentro do clube, com consumo interno e um conceito diferente do habitualmente observado no futebol, ou seja, aplicar a premissa de entretenimento”, completa o presidente.

Estádio novo no dia 12 de outubro?

No dia 12 de outubro, o Coritiba completa 103 anos e a torcida deve ganhar um presente. O presidente Vilson Ribeiro não quis dar detalhes, mas se mostrou otimista com a novidade. “Lamentavelmente não posso dizer o que é, porque estamos entusiasmados com este projeto e muito felizes. Ainda faltam alguns detalhes, mas são detalhes finais. Estamos otimistas para no dia 12 fazer um lançamento de um projeto muito legal”, afirmou.

Desta forma, ressurge a questão de um possível novo estádio ser anunciado, ou até mesmo o fechamento do terceiro anel do Couto Pereira. O dirigente confirmou que existe o planejamento para as duas hipóteses e que estão muito próximos de um acerto para definir a questão. “Nós temos um projeto no Coritiba, que estamos avaliando e tem duas situações. A primeira é um projeto grandioso para o próprio Couto Pereira. Outro é a construção de um novo estádio, uma arena multiuso, mas sem recurso público, com dinheiro próprio como sempre fazemos. Mas não é fácil, porque é prec,iso encontrar parceiros e estamos trabalhando nisso. O caminho está muito próximo”, disse Vilson.