Decisões

Coritiba mira nos seis adversários diretos na luta contra o rebaixamento

Os jogadores do Coxa estão revoltados com a má fase, por acreditarem que a equipe é capaz de estar em uma posição melhor. Foto: Albari Rosa

O Coritiba tem apenas 13 rodadas para melhorar seu desempenho e mudar seu rumo no Campeonato Brasileiro. São mais 39 pontos em disputa para que o Verdão consiga escapar do rebaixamento e evitar uma tragédia que parece estar anunciada há cinco anos, quando o clube apenas luta contra a degola na competição nacional. Para ter sucesso na missão desse ano, o time coxa-branca terá um campeonato a parte diante dos seus concorrentes diretos na briga para permanecer na primeira divisão, a começar no duelo deste sábado (30), contra o Bahia, às 16h, na Arena Fonte Nova.

“Os confrontos são importante para a gente abrir pontuação e deixar nossos adversários para trás. Mas não costumo olhar a tabela assim, mas sempre o próximo jogo. O Bahia é um adversário direto, mas o Corinthians, que vem na sequência, não é. Todos os jogos são importantes”, cravou o volante Alan Santos.

Além do Bahia, o time coxa-branca terá outros cinco compromissos decisivos contra clubes que também estão lutando contra o rebaixamento. O Verdão encara ainda Sport e Chapecoense, fora de casa, além de Ponte Preta, Avaí e São Paulo no Couto Pereira. O meia Tiago Real destacou que no segundo turno, sobretudo na reta decisiva do Brasileirão, os jogos ficarão cada vez mais complicados.

“Falava isso, que quando virasse o segundo turno, todos os times passam a brigar por alguma coisa e os jogos passam a ser mais difíceis, mais lutados. Agora são 13 finais. Primeiro temos que sair debaixo e depois lutar por algo um pouco melhor, se é que dá para pensar nisso. A gente não merecia estar nessa situação pelo grupo que temos. Temos jogos de confrontos diretos em casa e temos que aproveitar esses três em casa e dois fora. São de suma importância. Temos que voltar a vencer no Couto, voltar a fazer o dever de casa, principalmente nesses jogos de seis pontos”, pontuou o armador alviverde.

Para isso acontecer e escapar do rebaixamento, o Coritiba precisa melhorar seu rendimento e já vê, segundo Alan Santos, a água bater no nariz na disputa do Campeonato Brasileiro. O jogador, que é natural de Salvador e foi revelado pelo Vitória, admitiu uma vontade ainda maior de vencer o Bahia.

“Temos que melhorar nossa atitude porque a água já está batendo no nosso nariz. Então, a gente tem que respirar um pouco mais, sair ali de trás. Como atleta eu não quero perder nenhum jogo. Esse jogo para mim é especial, tem uma rivalidade muito grande dentro de casa, meus pais torcem para o Bahia e sou criado no Vitória. Quero ganhar muito esse jogo”, prosseguiu Alan Santos.

O jogador destacou ainda que, apesar das dificuldades, ter dois jogos seguidos fora de casa contra Bahia e Corinthians pode ser positivo para o Coritiba. Isto porque o Verdão não consegue mais ganhar no Couto Pereira e tem sofrido cada vez mais com a pressão e a insatisfação do torcedor coxa-branca.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

“É bom jogar fora de casa nesse momento, por ver que alguns atletas sofrem com o comportamento e a pressão da torcida. A gente acaba em casa tendo uma pressão muito maior. Muita gente não acreditava que a gente vinha com o placar de São Paulo, contra o São Paulo. Para que possa se reerguer, se superar, tem que estar embaixo. Nossa situação é embaixo, tem que superar. Contra o Bahia é um jogo de superação e dedicação”, arrematou Alan Santos.