Coincidências!

Coritiba chega na final em situação parecida com a de 2018

Em 2018, Coxa levou a Taça Dionísio Filho. Foto: Jonathan Campos.

O Coritiba enfrenta o Toledo neste domingo (24), pela final da Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Campeonato Paranaense, em um jogo que muito se assemelha à final da primeira fase do ano passado. Em 2018, o Alviverde venceu a primeira metade do Estadual em cima do Rio Branco e agora, um ano depois, encara novamente outro time de fora da capital que chegou desacreditado à decisão entre os favoritos.

No ano passado, o Rio Branco disputou a final da Taça Dionísio Filho depois de bater um dos concorrentes ao título, o Athletico, nos pênaltis. Neste ano, o Porco eliminou o Operário, um dos favoritos, também nas penalidades. Ainda que tenham os méritos de terem chegado à final da metade inicial da competição, o Leão do Litoral, assim como o Toledo, começaram a temporada cotados como candidatos ao rebaixamento na competição. Porém, com resultados importantes, se credenciaram à decisão.

+ Leia mais: Louzer deve ser confirmado nas próximas horas

Na ocasião, o Leão da Estradinha não conseguiu segurar o Coxa, que no dia 25 de fevereiro celebrou a conquista no Alto da Glória, vencendo por 3×0. Quase exatamente um ano depois – com um dia apenas de diferença – e também em casa, o Coritiba encara outro adversário de fora da capital na definição do primeiro turno.

E para estar nesta final, o Coritiba, assim como os adversários, repetiu o caminho. Em 2018, foi na cobrança de penalidades que a equipe deixou o Foz para trás na semifinal. Neste ano, precisou contar com a competência de Wilson para também nos pênaltis bater, desta vez, o FC Cascavel. As duas equipes são do Oeste do Estado.

+ Confira também: Adversário do Coritiba, Toledo sonha com o título e calendário completo

Apesar das muitas coincidências que relacionam as duas campanhas do Verdão, em relação ao elenco e comissão técnica, em quase nada o time de 2018 lembra o atual. Então comandado pelo técnico Sandro Forner, a expectativa era de que o professor tivesse vida longa no Coritiba, mas o técnico foi demitido em abril, após uma série de resultados negativos. Agora, o time tem à sua frente o interino Matheus Costa e aguarda definição de quem deve ser o treinador oficial para o restante da temporada.

Dos atletas do elenco do ano passado apenas o goleiro Wilson, o volante Vitor Carvalho e o atacante Iago Dias seguem no grupo. Iago, que levantou a taça há um ano, quer repetir o resultado positivo e acredita que em termos de comparação, o grupo atual pode render mais na sequência do ano. O Coritiba tem seu grande desafio da temporada na Série B do Campeonato Brasileiro, já que busca o almejado acesso à elite.

+ Confira a classificação completa do Campeonato Paranaense

“Este ano o time vem jogando melhor. Não costumo comparar os elencos, muita coisa mudou. Mas nesse começo, vejo que a equipe está comprometida. A gente precisa reparar os erros, estamos errando em coisas bobas. Se acertamos esses pequenos erros temos tudo para fazer um grande jogo”, explicou o jogador, que sabe que será necessário buscar a superação frente ao Porco. “Respeitamos o Toledo, eles vêm fazendo uma grande campanha e merecem estar na final. Temos que pensar em ganhar. Se acontecer algum desastre, temos que pensar depois. Estamos pensando em fazer um grande jogo e sair com o resultado positivo”, finalizou.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!