Coritiba recebe o Avaí com nova formação tática

É hora de jogar. O Coritiba faz hoje seu primeiro amistoso – e único, já que faltam apenas oito dias para a estréia no campeonato paranaense. O adversário de hoje é o Avaí, às 17h, no Couto Pereira. O jogo marcará a estréia de três jogadores com a camisa alviverde.

O zagueiro Fabrício, o meia Almir e o atacante Edu Sales terão seu primeiro encontro com a torcida coxa. “A gente fica ansioso, mas isso é natural”, afirma Almir, do alto dos seus 29 anos – ele é o segundo jogador mais veterano do atual elenco.

E há Tcheco, que renovou após uma estafante novela, que parecia ser sem fim. O jogador assinou contrato na quarta, treinou entre os titulares na quinta, mas não deve começar jogando, até porque fisicamente não reúne totais condições. A tendência é que jogue Almir, pois Tcheco foi o único dos possíveis titulares que participou do jogo-treino contra o combinado de atletas sem clube na tarde de ontem.

Com isso, o ?fato novo? do amistoso é mesmo a alteração tática da equipe, que terá apenas um jogador de marcação no meio-campo (Roberto Brum, recuperado de uma lesão no tornozelo). Lima e Almir serão encarregados da aproximação com o ataque, e também são instruídos a chegar na área.

Ficha técnica

Coritiba: Fernando; Reginaldo Araújo, Fabrício, Edinho Baiano e Adriano; Reginaldo Nascimento, Roberto Brum, Almir (Tcheco) e Lima; Marcel e Edu Sales. Técnico: Paulo Bonamigo.

Avaí: Flávio; Fábio Vidal, Leandro, Beto e Mazinho; Edmílson, Júnior, Marquinhos Rosa e Reinaldo; Brenner e Marquinhos. Técnico: Adílson Batista.

Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno.

Edu Sales em busca de gols

Ninguém sabe se Marco Brito vem – nem mesmo ele. Enquanto isso, a promessa de gol do Coritiba se chama Edu Sales, principal destaque da equipe nos treinos da pré-temporada. E como o ‘matador’ ainda não foi contratado, cai sob os ombros do reforço a responsabilidade de marcar os gols, até porque ele vem mostrando serviço nos últimos dias. A primeira oportunidade de vê-lo será no amistoso contra o Avaí.

O calado Edu Sales prefere não falar muito sobre a rápida notoriedade. “Não sou a atração do jogo. Atração é o time do Coritiba, é o Almir, é o Lima, é o Marcel”, avisa ele, que apesar de citar os companheiros ficou mais destacado na turma do ataque. Natural: ele marcou dois gols em seu primeiro coletivo, e foi o melhor jogador do jogo-treino contra o Rio Branco.

O atacante considera que o entrosamento com os companheiros de ataque (os citados acima) já é bom, mas ainda precisa melhorar. “Não estou há muito tempo no clube, e tenho ainda muito a conhecer dos outros jogadores”, afirma. Mas Edu garante que o estilo de jogo mostrado por ele nos treinos é o que ele sempre apresentou. “Farei nas partidas o que eu fiz nos treinamentos”, promete.

Isso é bastante para quem chegou sem a pompa e a circunstância dos atacantes que eram citados como possíveis reforços. Mas, em campo, Edu comprovou que pode cumprir a promessa que fez no dia de sua apresentação – ser o artilheiro que a torcida tanto espera. “Acho que tenho condições, porque estou em um grande clube e conto com a ajuda dos meus companheiros. Dedicação não vai faltar”, finaliza.

Presença

O lateral Ceará retornou ontem aos treinos, depois de passar duas semanas em Santos, negociando sua saída da Vila Belmiro. O jogador fechou contrato com o Coritiba por mais um ano, mas não participará da partida de hoje por estar fora de forma. Ele será opção para Bonamigo no próximo final de semana, quando o Coxa estréia no campeonato paranaense contra o Prudentópolis. (CT)

Voltar ao topo