Começa a aventura pelos sertões

Goiânia virou o point para quem gosta de velocidade fora de estrada. A capital de Goiás assiste hoje à largada da principal prova da modalidade na América do Sul. Mais de 3 mil participantes da caravana do rali fazem a cidade fervilhar. Desde ontem, os participantes, organizadores, patrocinadores, jornalistas e equipes de apoio da 13.ª edição do Rally dos Sertões estão nas proximidades do Shopping Flamboyant, na capital de Goiás, se preparando para a primeira largada de seus carros, motos, caminhões e quadriciclos, que será hoje, para o prólogo em frente ao shopping.

Este ano, o rali bateu recorde de inscritos – 228 participantes, divididos em 113 carros (82 na modalidade Cross-country e 31 na Regularidade), 16 caminhões, 62 motos e 4 quadriciclos. "Não tenho dúvidas que este é o Rally dos Sertões mais importante de todos até agora", disse Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race, empresa organizadora do Sertões.

Todos os veículos estarão equipados com um sistema eletrônico chamado Spy, para punir aqueles que ultrapassarem 150 km/h. A medida visa aumentar a segurança de competidores e do público.

Amanhã, no entanto, depois de todas as promoções do dia de hoje, os competidores partem para 4.692 km pelas trilhas de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal.

Jean Azevedo disse que a inclusão da prova no calendário do mundial será importante para o desenvolvimento dos pilotos brasileiros. "Os pilotos de fora forçarão o ritmo, o que nos obrigará a fazer o mesmo para lutar pela vitória." Este ano, oito estrangeiros participam do Sertões. Entre eles, o espanhol Marc Coma, vice-campeão do último Paris-Dakar e atual vice-lider da temporada, com 47 pontos, poderá assumir a liderança. Ele está a três pontos do francês  Cyril Despres, que não poderá vir ao Brasil.

Lincoln Duarte afirmou que Sertões fazer parte do mundial é o caminho natural. "Em minhas viagens pela Europa, sempre ouvi elogios ao nosso rali."

Nos carros, os pilotos Guilherme Spinelli, Édio Füchter e Klever Kolberg brigarão pelo inédito tricampeonato. Spinelli ressaltou o crescimento do Sertões e disse ter expectativa de que a prova também passe a fazer parte do Mundial de Rally Cross Country de carros.

Nos caminhões, a disputa estará entre Carlos Salvini e André Azevedo. Já nas motos, com a estréia no mundial, essa edição do Rally poderá mudar a ordem do ranking. Na coletiva, André afirmou que sua experiência no Paris-Dakar pode fazer a diferença.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga, Goodyear e Siemens em parceria com a Brasil Telecom.

Chileno pode ser campeão mundial no Brasil

Não poderia haver uma competição melhor para o piloto chileno de motos Carlo de Gavardo se tornar bicampeão do mundo do que o 13.º Rally Internacional dos Sertões. Atual campeão e líder da categoria 450cc no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, Gavardo vai garantir o segundo título consecutivo se chegar entre os seis primeiros em terras brasileiras.

Para o chileno, o Sertões é uma prova especial. Ele já a disputou quatro vezes e não esconde sua alegria em repetir a experiência. "Este rali me viu nascer como piloto profissional. Foi no Rally dos Sertões que comecei a me aperfeiçoar para entrar definitivamente na categoria Cross Country. Por isso, sinto que é muito bom voltar", afirmou Gavardo.

A poucos dias do início do Sertões, que acontece de hoje até 9 de agosto, com largada e chegada em Goiânia, o piloto diz estar preparado para enfrentar as trilhas de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal, pelas quais a competição vai passar. Junto com ele, vem seu assessor de imprensa, Gerardo Fontaine, que já está preparando a divulgação do possível bicampeonato mundial.

Para esta edição, o chileno também virá acompanhado de quatro competidores compatriotas. Todos são novatos em provas internacionais, mas o experiente Gavardo fez questão de que se iniciassem no Sertões. "Esta prova é um dos desafios mais incríveis que já vivi", justificou o piloto.

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