Brasileiros decepcionam na final dos 100m borboleta

Kaio Márcio Almeida e Gabriel Mangabeira decepcionaram na final pan-americana dos 100 metros borboleta, nesta quinta-feira, em Guadalajara. Favoritos a medalha, os dois brasileiros nadaram mal e terminaram apenas na oitava e na sexta posições, respectivamente. O ouro da prova ficou com Albert Subirats, da Venezuela, com o tempo de 52s37. A prata foi para o Eugene Godsoe e o bronze para Christofer Brady, ambos dos Estados Unidos.

Um dos principais nomes da natação brasileira, Kaio Márcio era, dentre os inscritos nos Jogos Pan-Americanos, aquele que tinha o melhor tempo nos 100 metros borboleta. Enfrentou o norte-americanos de terceiro nível (donos da quinta e da sétima melhores marcas do país), mas não conseguiu confirmar o favoritismo, terminando em último a final, com 53s62. O atleta do Fluminense havia sido medalhista de ouro da prova no Rio.

Gabriel Mangabeira também não foi bem. Décimo segundo melhor atleta do continente no ranking da Federação Internacional de Natação (Fina), o brasileiro foi ao Pan com o quarto melhor tempo dentre os inscritos. Na final, porém, não conseguiu repetir os 52s95 que lhe fizeram ser o mais rápido das eliminatórias – e que lhe dariam o bronze. Completou a prova em 52s24, em sexto.

Outra brasileira a nadar uma final nesta quinta-feira, Fernanda Alvarenga ficou longe do pódio, também. Terminou os 200 metros costas na oitava e última posição, com o tempo de 2min22s77. Ouro e prata da prova ficaram com atletas dos Estados Unidos, Elizabeth Pelton e Bonnie Brandon. O bronze foi para a mexicana Fernanda Gonzalez.

Nos 200 metros peito, as duas brasileiras inscritas não conseguiram se classificar à final. O ouro da prova ficou com Ashley McGregor, do Canadá, dando ao seu país a primeira dourada na natação do Pan. Haley Jo Spencer e Michelle Mckeehan, ambas dos EUA, completaram o pódio.

Voltar ao topo