Brasil pega EUA nas semifinais do vôlei

Reggio Calabria, Itália – A perda da invencibilidade para Cuba na última quarta-feira não abateu a seleção brasileira feminina de vôlei. A equipe venceu ontem a Alemanha por 3 sets a 1 (25/15, 20/25, 25/16 e 25/9) e garantiu uma vaga nas semifinais do Grand Prix, como segunda colocada da chave B.

O Brasil enfrenta os Estados Unidos, melhor do grupo A, hoje, às 13h (de Brasília). As americanas ficaram nesta posição mesmo perdendo por 3 sets a 1 para a Itália, séries de 25/22, 25/23, 22/25 e 25/19. As italianas, campeãs mundiais e em segundo na chave, fazem a segunda semifinal contra Cuba, líder do grupo do Brasil, às 16h.

A vitória de ontem foi a segunda do time do técnico José Roberto Guimarães sobre as alemãs nesta edição do Grand Prix. Na primeira etapa da fase de classificação, a equipe também ganhou por 3 a 1. Com o resultado, as brasileiras acumulam 10 êxitos e apenas uma derrota no torneio e mantêm vivo o sonho de erguer pela quarta vez o troféu.

José Roberto elogiou as atuações de Érika e Virna e disse que preferia o confronto com as americanas. “Ainda não jogamos contra elas e há a possibilidade de nos enfrentarmos nas Olimpíadas. Mas tanto EUA quanto Itália são grandes times. Hoje (ontem) foi um dia feliz porque conseguimos a classificação, mas ainda estou um pouco aborrecido porque paramos numa passagem de rede e levamos sete pontos”, disse o treinador, antes de saber que o time enfrentaria as americanas.

A levantadora Fernanda Venturini ressaltou a determinação do grupo. “O time jogou bem e a postura mudou. É isso que determina o vencedor.”

O jogo

A Alemanha parece ter sentido o peso da responsabilidade. Não tirou proveito da alta estatura, cometendo muitos erros de ataque. Mais concentradas, as brasileiras fecharam o primeiro set sem dificuldades: 25 a 15.

No set seguinte, os erros mudaram de lado. A seleção perdeu volume de jogo e vibração, deixando que as alemãs ditassem o ritmo e conseguissem o empate: 25 a 20.

O Brasil apostou na velocidade no ataque e voltou aos trilhos. Fechou o terceiro set em 25 a 16 e não teve trabalho para fechar o último em 25 a 9.

Voltar ao topo