Piazada boa!

Futuro do Atlético vai dando resposta já nesta temporada

João Pedro, Hernani e Pablo. Garotada está entrando e tomando conta do time rubro-negro. Foto: Daniel Castellano

O Atlético provou, na vitória conquistada sobre a Chapecoense por 3×1, quarta-feira, na Arena da Baixada, seu potencial como um dos principais clubes formadores do futebol brasileiro. Diante da perda de alguns jogadores mais experientes, que deixaram o clube ou que ainda estão machucados, o técnico Paulo Autuori recorreu aos atletas mais jovens do elenco e eles não estão decepcionando. Coincidência ou não, os três gols marcados pelo Furacão no triunfo sobre os catarinenses foram anotados por oriundos das categorias de base do Rubro-Negro: Hernani, Pablo e Matheus Rossetto.

O treinador, após a partida, rasgou elogios aos jogadores que entraram no decorrer do jogo. Autuori salientou ainda que, pela necessidade do Furacão diante de algumas baixas, o processo de amadurecimento desses jogadores está sendo acelerado para que todos possam ajudar o time na disputa do Campeonato Brasileiro.

“É uma garotada em potencial, que precisa ser trabalhada e a gente está acelerando o processo de maturidade deles porque nós precisamos deles. Eles vão crescer muito, principalmente no aspecto competitivo, e acho que estão crescendo, estão acreditando mais, entendendo que futebol é mais do que entrar em campo e jogar bola. É mais que isso, é ter força mental para superar os momentos difíceis. Eles ajudaram e todos no clube ficamos felizes com isso. É a essência do clube, que é a formação, e isso é trabalho. Tem que ser reconhecido isso. É hora de refletir mais, espero que a gente consiga refletir juntos, pois juntos seremos muito mais fortes”, cravou o comandante atleticano.

Diante da Chapecoense, dos 14 jogadores que participaram da vitória rubro-negra, oito são oriundos das categorias de base. Além do volante Hernani, do atacante Pablo e do meia Matheus Rossetto, também ajudaram o Atlético nessa partida o goleiro Santos, o lateral-esquerdo Nicolas, o volante Otávio, o meia João Pedro e o atacante Guilherme. Mesmo com tanta juventude em campo, Autuori ressaltou que a maturidade do Furacão fez a diferença para a conquista da vitória.

“Temos que valorizar o adversário, que nos colocou em situação muito complicada. Fomos induzidos ao erro. A minha preocupação ali era tranquilizar a equipe. Com 1×0, se não estabilizássemos, era jogo para perder. Mais do que os três pontos, foi a maneira como a equipe virou um jogo que era para se perder. Considero que foi a maturidade emocional que foi responsável por nos manter organizados. Houve uma estratégia clara do adversário de desgastar e, depois, apostar nos contra-ataques. Mas sabíamos que eles estariam desgastados e que, se mantivéssemos o nível, conseguiríamos a virada”, avaliou o treinador.

Com sua posição consolidada dentro do G6 do Brasileirão, o Atlético não perderá sua posição com o complemento da rodada, no final de semana. O Rubro-Negro terá uma semana para se preparar para o duelo direto diante do Grêmio, que vem na sétima posição, com dois pontos a menos. Os atacantes Lucas Fernandes, suspenso, e Luan, machucado, devem ser desfalques. Autuori, porém, pode contar com os retornos do meia Nikão, do volante Deivid e do atacante André Lima.