Atlético aposta em jogadores jovens para 2009

Com a dispensa de alguns jogadores experientes, o Atlético terá, em 2009, um perfil bastante jovem, com o elenco beirando a média dos 23 anos, caso o clube não contrate nenhum “medalhão”.

Os jogadores mais tarimbados são o lateral-direito Alberto, 33 anos, o atacante Júlio César e o meia-atacante colombiano Ferreira, ambos com 29 anos. O mais jovem é o lateral-esquerdo Alex Sandro, que completará 18 anos em janeiro.

No entanto, a baixa média de idade não significa inexperiência, principalmente no time-base.

No gol estarão Galatto, que foi a grande contratação de 2008, e Vinícius, que fez boas apresentações na última temporada (Paranaense e Sul-Americana).

Na zaga destaque para o trio Rhodolfo (22 anos), Antônio Carlos (25) e Gustavo Lazzaretti (24). Rhodolfo, apesar da pouca idade, é titular há quase dois anos. Os outros dois têm passagens no futebol europeu.

Na ala direita, o experiente Alberto, com quase uma década de futebol italiano na bagagem, e Nei que era titular do Atlético até sofrer a lesão no joelho e volta para brigar pela titularidade em 2009.

A esquerda é o lado que terá que “ganhar cancha” no próximo ano. Para a posição estão disponíveis Alex Sandro, garoto que subiu em 2008 para o profissional, e Márcio Azevedo que atuou bem na Série B, mas no Furacão ainda não se firmou.

No entanto, para dar mais força nesse lado, o treinador dispõe da improvisação de Netinho e Chico – outro jovem valor.

O volante mais experiente do elenco é Alan Bahia, que terá a companhia de Valencia, símbolo da raça rubro-negra, e que se adaptou bem no time desde a sua chegada em 2007. Chico e Zé Antônio são opções, assim como o garoto Renan.

Na armação está o setor mais experiente da equipe. Brigam pela titularidade, o colombiano Ferreira, ídolo do time; o paraguaio Julio dos Santos, que com uma preparação decente poderá voltar a apresentar o futebol que o levou ao Bayer (Alemanha) e à seleção paraguaia; e Netinho, que hoje é o homem das bolas paradas do Furacão.

Corre por fora o ex-junior Gabriel Pimba, que em 2008 fez suas primeiras aparições como profissional.

O questionado ataque rubro-negro será formado por uma dupla a ser definida por Geninho. As opções são Rafael Moura, Júlio César, Pedro Oldoni e o recém-contratado Jorge Preá. Também deverão estar à disposição Willian e Wallyson.

Ressalta-se que o grupo atleticano não está fechado, já que são esperados reforços para qualificar o elenco. Novos nomes podem pintar até o dia da reapresentação, em 7 de janeiro.