A seletividade pode ser resolvida com alguns incentivos. Veja como influenciar os seus filhos a comerem alimentos saudáveis

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, 33,5% das crianças e dos adolescentes brasileiros atendidos pelo SUS apresentavam excesso de peso. Esse é um cenário perigoso, pois essa condição em crianças pode ocasionar complicações como doenças respiratórias, diabetes, hipertensão, disfunções e patologias ortopédicas. 

Esse panorama está cada vez mais comum porque os pais e responsáveis têm dificuldades em fornecer uma alimentação saudável para os pequenos, devido à seletividade alimentar infantil.

Seletividade alimentar

A seletividade alimentar é caracterizada pela falta de interesse e apetite em grande parte dos alimentos, principalmente os saudáveis, restringindo a dieta a poucas opções. Esse comportamento é comum em crianças, mas também pode continuar até a adolescência. 

Quando as crianças são obrigadas a comer determinados alimentos, elas fazem birras, demoram, tentam negociar uma troca, retiram-se e preferem beliscar outros alimentos ao longo do dia. 

Como melhorar a alimentação das crianças

Muitas crianças preferem comer salgadinhos, doces, lanches e comidas que não são muito benéficas para a saúde delas. Por conta disso, os pais ou responsáveis ficam frustrados e incertos do que fazer para melhorar a alimentação da criança e resolver o problema da seletividade alimentar infantil.

No entanto, apesar de parecer um grande desafio, há maneiras de melhorar a alimentação das crianças

Comer pode ser divertido

Incentive as crianças a verem os alimentos como algo divertido. Na hora de finalizar o prato, você pode apresentá-lo de forma lúdica, fazendo bichinhos, rostos ou algum personagem que as crianças gostem. 

Por exemplo, quando for servir um lanche, corte os pães em um formato diferente. A apresentação de um prato é importante para cativar as crianças; cores vibrantes também podem ser um grande atrativo.

Outras formas efetivas delas terem maior interesse pelos alimentos mais frescos e saudáveis é aprendendo a cozinhar. Para isso, peça a ajuda delas para fazer um prato e explique cada um dos ingredientes e a importância de comê-los, tentando deixar mais divertido ao criar uma história interessante sobre cada comida. 

É importante que você não tente obrigá-las a comer. Converse, ensine e mostre que a alimentação saudável pode ser deliciosa e divertida.

Como deixar as crianças mais interessadas em uma alimentação saudável.

Dicas de lanches saudáveis

Minissanduíches

Os sanduíches são adorados por quase todas as crianças e eles podem ser feitos com ingredientes saudáveis. Uma sugestão simples é pão integral, alface, tomate  e pedacinhos de frango.

Cookies

Em vez de comprar cookies industrializados, faça-os em casa com aveia, banana, açúcar mascavo, passas ou com outros alimentos saudáveis.

Bolos

É possível fazer bolo com uma variedade de frutas e você pode substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa ou integral, de arroz, de aveia, e o açúcar refinado por açúcar mascavo, de coco ou demerara.

Oleaginosas

As oleaginosas são muito nutritivas, deliciosas e dão uma maior sensação de saciedade, sendo ótimos aperitivos para comer entre as refeições. Exemplos: amendoim, castanhas e amêndoas.

Salada de frutas

Uma salada de frutas é perfeita para um dia quente. Misture várias frutas que seus filhos gostam com suco de laranja e aproveitem!

Chips de legumes e frutas

Os chips podem ser feitos na air fryer ou no forno, sem precisar usar óleo ou qualquer outro ingrediente que não seja saudável e o gosto é igual a um salgadinho crocante!

Uma forma inovadora de acabar com a seletividade alimentar infantil

Incentive e estimule a relação dos seus filhos com uma alimentação saudável ao matriculá-los em um curso de gastronomia feito e pensado exclusivamente para as crianças. 

O Curso PICCOLO CHEF – Cozinha Divertida  ajuda a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes por meio da alimentação saudável e saborosa, introduzindo boas práticas alimentares na cozinha, responsabilidade, autonomia e trabalho em equipe.

No curso, as crianças provam alimentos que normalmente não provariam, conhecem diferentes tipos de alimentos e entendem a importância da alimentação saudável. Tudo isso enquanto cozinham e se divertem!


Incentive uma alimentação saudável para seus filhos, conheça mais sobre o curso Piccolo Chef!

Acesse a nossa página do Instagram aqui.