A geração de energia compartilhada para empresas pode proporcionar uma economia de até 20% na conta de luz, além de amenizar os impactos ambientais

A geração compartilhada para empresas é a solução para reduzir custos, mitigar impactos ambientais com o uso de fontes energéticas renováveis, cumprir regulamentações e pautas sustentáveis, melhorar a imagem corporativa, impulsionar a inovação e a competitividade.

Continue a leitura e conheça todos os benefícios da geração compartilhada de energia para  empresas.

Conheça os três modelos de energia compartilhada

Atualmente, existem três tipos de energia compartilhada que estão ganhando força no Brasil. São elas:

  • Autoconsumo remoto: é possível instalar a energia solar em uma casa ou empresa e o excedente gerado ser compensado em outro imóvel que esteja em propriedade do mesmo CPF ou CNPJ. 
  • Geração compartilhada: a energia elétrica injetada na rede de distribuição atende a demanda de outras unidades consumidoras, como pessoas físicas ou jurídicas que tenham contrato de fornecimento de energia elétrica com a mesma distribuidora. 
  • Condomínio solar: é possível instalar um sistema fotovoltaico em condomínios verticais ou horizontais. Nesse caso, todos os condôminos dividem os custos do investimento do sistema, de acordo com as regras estabelecidas entre eles. 

Gerenciamento de energia renovável

Todas as opções de gerenciamento de energia renovável são benéficas para quem deseja ser mais sustentável e ainda economizar na conta de energia. Por isso, a geração compartilhada de energia surge como alternativa para inúmeras empresas. 

A geração compartilhada para empresas ocorre por meio de um consórcio ou cooperativa, com os membros dentro da mesma área de atuação da distribuidora da região, reunindo consumidores com o objetivo de partilhar a energia solar gerada em um único sistema.

Usinas de energia

Você já deve ter reparado no crescimento da utilização de painéis solares em residências e empresas. Isso não é por acaso. As usinas de energia solar fotovoltaica são exemplos inspiradores de integração da energia solar na matriz energética regional, beneficiando consumidores e empresas em todo país.

Por meio da instalação de painéis fotovoltaicos, a usina converte a luz do sol (radiação) em eletricidade, sendo fonte importante de energia renovável no país. Essa eletricidade pode ser destinada para a rede da distribuidora de energia local gerando créditos de energia ou usada para consumo junto a carga, além de contribuir para redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Geradores independentes

Como alternativa para a adoção de uma matriz energética saudável, o setor de energia tem investido em geradores independentes de energia limpa, como as fontes renováveis solares, eólicas e a biomassa.

Esses geradores são compartilhados e permitem o armazenamento e a distribuição da energia excedente, contribuindo para a economia na conta de luz de empresas, além de proporcionar vantagens como o monitoramento do consumo de energia e mais segurança nas transações de energia. 

Economia de energia

Atenta à procura crescente por fontes renováveis de energia solar, a startup curitibana Nex Energy encontrou nesse modelo de negócios uma oportunidade para transformar o mercado brasileiro. 

Por meio de uma solução econômica e sustentável, a empresa possibilita economia mensal de até 20% nas contas de energia, sem a necessidade de obras ou instalações adicionais. Dessa forma, garante uma atuação mais sustentável, com um investimento baixo.

A Nex Energy é referência no mercado de geração distribuída e dispõe de diversas usinas de fontes renováveis espalhadas pelo país. Seu modelo de negócio foi desenvolvido para não gerar custo de aquisição ao cliente: a empresa centraliza os produtos em uma plataforma própria de operação digital e opera com inteligência sobre o comportamento de geração e economia. 

Clique aqui e saiba mais sobre a geração compartilhada para empresas da Nex Energy.