Ter cachorro em apartamento é possível, especialmente se você aproveitar essas dicas específicas para condomínio fechado

Na hora da mudança para um apartamento, muitas famílias ficam preocupadas com seus pets. O espaço é o suficiente para dar qualidade de vida a eles? Ou o animal precisará de uma nova casa? 

Alguns tutores, infelizmente, acabam procurando alguém para adotar seu animal de estimação, mas existem algumas dicas para quem tem cachorro em condomínios que ajudam a proporcionar bem-estar a tutores e pets mesmo em um apartamento menor. 

Entenda como manter cachorros em apartamento com algumas dicas simples. 

Cachorro em apartamento é uma boa ideia?

Cães são parte da família, o que torna a decisão de morar em um apartamento muito difícil para algumas pessoas. O pet pode estar acostumado com um quintal grande ou a ficar vendo o movimento da rua durante o dia. Mesmo assim, garantimos que o melhor para qualquer bicho de estimação é estar com sua família, seja numa casa, chácara ou apartamento menor. 

Sim, ter um cachorrinho em apartamento é uma boa ideia, não importa se ele está acostumado com casas ou se vai ser adotado agora. O animal consegue adaptar-se a essa realidade contanto que tenha a preparação adequada. 

Além disso, as construtoras estão cientes das tendências com pets. Boa parte das famílias brasileiras possuem um ou mais bichinhos e isso já é levado em consideração em condomínios modernos. 

Dicas importantes para quem tem pets em apartamento

O que importa para um animal que vive em apartamento é a adequação de espaço e da rotina do tutor. Algumas pessoas tentam encontrar um atalho com a escolha da raça e tamanho, o que realmente ajuda, mas não é uma solução definitiva. 

Algumas raças possuem um temperamento mais tranquilo. No entanto, até um pet sem problemas de comportamento pode desenvolvê-los se não estiver no ambiente adequado. A chave aqui é aproveitar tudo que um condomínio possui a oferecer para levar momentos de enriquecimento e interação entre dono e cachorro

1. Aproveite as áreas externas do condomínio

Sabia que pets também precisam de estímulos mentais e físicos? Eles são como humanos nesse quesito, sem uma rotina adequada e atividades acabam ansiosos e estressados. Por isso, um condomínio com áreas externas seguras é excelente.

O pet precisa de um lugar para explorar e fazer suas caminhadas diárias. Áreas arborizadas são ótimas para atividades físicas, ajudando o animal a gastar um pouco de energia e se divertir. Só tome cuidado com áreas de lazer onde os animais nem sempre são permitidos, como piscinas. 

2. Tenha uma rotina bem definida no apartamento

Bichinhos de estimação dependem de uma rotina bem definida. Os tutores que pensam que eles ficam estressados por estarem parte do dia sozinhos se enganam, é a incerteza que atrapalha. 

Para garantir a qualidade de vida, defina horários e o que fazer com o animal. A rotina de atividades físicas é indispensável, mas também vale a pena pensar em como lidar com outros momentos. 

Defina também horários para alimentação, brincadeiras e enriquecimento ambiental. Assim, o bichinho consegue saber o que esperar de seu dia e os níveis de estresse caem. 

3. Escolha um condomínio fechado com espaço pet

O espaço pet é considerado uma área de lazer hoje em dia e muitos condomínios fechados possuem essa opção. Ele é um lugar geralmente arborizado com gramado e com cercas, onde o tutor consegue soltar seu animal para brincar, correr e explorar. 

Use e abuse desses ambientes! Os espaços são especialmente desenvolvidos para a socialização com outros animais e pessoas, que ajudam a enriquecer a rotina de um bichinho que vive em apartamento. 

Até o tutor consegue aproveitar esse tipo de ambiente. Desenvolvendo um vínculo mais próximo com a comunidade do condomínio, o pet se sente em casa e terá menos problemas comportamentais. 

4. Adestre o pet para conviver no condomínio

Além de escolher um condomínio com amenidades adequadas para o pet, vale a pena investir em adestramento. Essa é a melhor forma de ter respeito aos vizinhos e normas do condomínio, já que ajuda a diminuir latidos, uivos, destruição e outros problemas comportamentais. 

Para que o adestramento seja eficaz, o tutor também precisa deixar seu apartamento pet friendly. Isso significa ter brinquedos e objetos de entretenimento para momentos diferentes e cuidar da higiene e limpeza. 

Condomínios fechados da construtora Lyx Engenharia

A Lyx Construtora entende as necessidades dos animais de estimação que vivem em apartamentos. Para levar mais conforto para eles, seus condomínios possuem uma variedade de áreas para tutores e pets aproveitarem. Isso inclui espaços pet, áreas para caminhada, atividades físicas e muita segurança

O programa de habitação é um marco na acessibilidade ao imóvel próprio, e todo o processo fica mais fácil e seguro com uma empresa especialista assessorando a realização do seu sonho. 

A construtora Lyx Engenharia permite financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida e facilita o acesso a obras com amplas áreas de lazer, excelente qualidade de construção e infraestrutura moderna. Todos os apartamentos são certificados pelo ISO 9001, PQBP e têm Seguro de Garantia de Entrega (parceria com a Caixa Econômica Federal).

Os empreendimentos da LYX também são escolhidos pela atratividade dos custos reduzidos das parcelas, que estão a partir de R$ 490 e com entrada parcelada em até 84 vezes.

A Lyx já ajudou mais de 19.000 pessoas a realizarem o sonho da casa própria. A incorporadora atua em Curitiba e Região Metropolitana.

Ofereça qualidade de vida para o seu melhor amigo de quatro patas! Fale com um consultor especializado da Lyx.