Membro da família

Quem tem um bicho sabe dos laços de amor que criamos com eles. O carinho é tanto, que muitas vezes eles deixam de ser vistos como animais e passam a ter status de integrantes da família. Mas será que isto é saudável?

A psicóloga Simone Steilein Nosima dá sua opinião. “Percebo que as pessoas estão cada vez mais carentes de relacionamentos e contatos, apresentando dificuldade em demonstrar seus afetos. Essa é uma das causas dos pets terem conquistado tanto espaço nas famílias atuais”.

Segundo ela, em geral isso não traz problemas, pois, demonstrar e receber carinho é sempre positivo. “Os benefícios são grandes para ambos. Pessoas que têm animal de estimação conseguem aumentar a capacidade de demonstrar afeto, tendem a ter uma vida fisicamente mais ativa, sentem-se menos sozinhas e desenvolvem a responsabilidade e atenção com o outro”.

O sinal de alerta só acende quando a interação com o pet dificulta o relacionamento com outras pessoas ou quando mascara um problema maior. “Em alguns casos as pessoas deixam de socializar e de cuidar de si para poder dar atenção para o pet. Essa relação desmedida pode ser reflexo de algo mais sério” diz Simone.

Agenda

Sábado 4

Evento de adoção de cães Amigo Bicho da Rede de Proteção Animal de Curitiba:no Parque Barigui, das 10h às 16h.

Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba: no Espaço Pet, Rua Nilo Peçanha, 760 Bom Retiro, das 10h às 17h.

Campanha de Adoção de Cachorros do Tomba Latas: no Valentyna Pet Store, Rua Prof. Ulisses Vieira, 448, Vila Izabel, das 10h às 16h.

Evento de adoção de cães dos Grupos Salva Bicho e Ajude Focinhos Cuiritiba: na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser, Hugo Lange, das 10h às 16h30.

Domingo 5

Domingo Adote Bicho:das 13h às 18h, na Rua Marechal Hermes, 678 no Centro Cívico.

Bingo da Avan: às 15h, no Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, Rua Comendador Fontana, 57, Centro Cívico.

Participe ou atue como voluntário!