Dia Mundial dos Animais: mais amor, cuidado e respeito!

4 de Outubro, Dia Mundial dos Animais. Foto: Reprodução
4 de Outubro, Dia Mundial dos Animais. Foto: Reprodução

Hoje é um dia especial para quem ama, protege e defende os bichos. No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A homenagem foi instituída em 1931, em Florença, na Itália, durante uma convenção de ecologistas. Para os católicos, a data também tem um significado único, já que é dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia, protetor dos animais, da natureza e dos mais pobres. O santo que viveu na Itália, foi sepultado no dia 4 de outubro de 1226.

+ Leia mais: 10 curiosidades sobre seu cachorro, que você nem imaginava!

Nesta quarta-feira, podemos então aproveitar para dar ainda mais carinho para os nossos pets e também, para repensar a maneira como nossa sociedade trata os animais. Hoje muitos bichos são tratados com todo o cuidado merecido, como verdadeiros membros da família.

Para nossa sorte, contamos também com a ajuda dos animais, principalmente os cachorros, em trabalhos como guia, no resgate de pessoas desaparecidas ou que estão sob destroços, em ações policiais, de terapia assistida, entre outras importantes funções, que recebem a colaboração destes corajosos e fiéis companheiros.

Por outro lado, infelizmente, ainda vemos muitos animais abandonados pelas ruas, sofrendo maus-tratos, sendo alvos de caçadores ou explorados comercialmente como é o caso dos bichos que têm suas peles retiradas, para satisfazer a vaidade cruel de algumas pessoas. Há ainda os coelhos, cães, macacos e ratos e outros pets, que são usados como cobaias em dolorosos testes, feito por indústrias de diversos países do mundo.

+ Leia mais: Cocô de cachorro: qual é o destino correto?

Para mudar esta situação e tratar os animais com o respeito merecido, temos a nosso favor a conscientização. Ajudar as outras pessoas e principalmente as crianças a olharem para os bichos com um olhar de amor e sensibilidade, pode fazer com esta relação milenar, entre homens e animais fique cada vez mais forte, harmoniosa e feliz. Viva os animais, viva São Francisco de Assis!

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br. A agenda com os eventos de petfriendly e de adoção animal do fim de semana, você confere no site da Tribuna!

Adoção responsável

Adoção responsável: Vida tem um ano, porte grande e já está castrada e vacinada, pronta para ir para seu novo lar. Para adotá-la fale com a Carol Trinoski (41) 99981-6052 Foto: Divulgação
Vida tem um ano, porte grande e já está castrada e vacinada, pronta para ir para seu novo lar. Para adotá-la fale com a Carol Trinoski (41) 99981-6052 Foto: Divulgação/ Grupo Adote com Consciência

 

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Bolinha azul ou vermelha? Afinal, que cores seu cachorro enxerga?