UFC teve impacto milionário na economia de Curitiba

Foto: Albari Rosa.

Impacto milionário. Em 2016, a chegada do UFC a Curitiba movimentou R$ 45.267.876,97 na economia curitibana. Com a possibilidade de o evento desembarcar novamente na capital paranaense em 2019, a expectativa é que o sucesso da primeira vez possa ser repetido ou, quem sabe, até superado.

De acordo com a presidente do Instituto Municipal Curitiba Turismo, Tatiana Turra Korman, a cidade está com “um olhar positivo” para que a segunda edição possa acontecer no ano que vem. “Mais de 50% do público que acompanhou o UFC em 2016 eram de turistas e isso foi muito importante pra cidade. Estamos com diversos projetos para grandes eventos em Curitiba e a nossa visão é muito positiva com a possibilidade de o evento chegar novamente ao município”, disse Tatiana.

+ Leia mais: Curitibana assina contrato com o UFC e deve estrear na Argentina

De fato, os números do UFC 198 na capital paranaense foram muito positivos ao setor turístico da cidade. Além do impacto econômico, o saldo do evento registrou elogios à beleza, limpeza, segurança, organização e hospitalidade do município, conforme apontou uma pesquisa feita pelo Observatório de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para isso, um card de peso também pode fazer a diferença. E a organização do Ultimate está ciente disso. No último fim de semana, após a disputa do UFC São Paulo, o vice-presidente da organização, David Shaw, ressaltou a possível volta do maior evento de MMA do mundo a Curitiba e frisou que nomes reconhecidos terão que ser convocados para lotar a Arena da Baixada.

+ Confira também: Curitiba entra na mira do UFC para evento em fevereiro de 2019

“Hoje existem muitos brasileiros que estão nos rankings de várias categorias do UFC. E esperamos contar com eles em um evento grande como esse. Ainda não concretizamos o negócio, mas tudo está avançado para que o evento aconteça em fevereiro na Arena da Baixada”, disse o dirigente.

Além da expectativa inicial para que ocorresse o primeiro evento da história em Curitiba, o card do UFC 198, em maio de 2016, colaborou e muito para que 45.207 pessoas lotassem o estádio do Atlético. Na ocasião, a organização escalou revelações que treinam na capital paranaense, como Serginho Moraes, Luan Chagas, Francisco Massaranduba, além de nomes já consagrados do esporte, como Rogério Minotouro, John Lineker, Demian Maia, Maurício Shogun, Cris Cyborg, Ronaldo Jacaré, Vitor Belfort e Fabrício Werdum.

Outro nome de peso que estava programado para participar do primeiro UFC em Curitiba foi o “curitibano” Anderson Silva. Entretanto, uma lesão acabou tirando o ex-campeão dos médios do card.

A reportagem tentou entrar em contato com a diretoria do Atlético para que o clube falasse sobre as negociações, mas não obteve êxito.