Maio amarelo: o trânsito é feito de pessoas!

Foto: Albari Rosa/AEN

Se você aproveitou o feriado para dar aquela escapadinha para o litoral, provavelmente teve algum problema, imprevisto ou pequeno aborrecimento no trajeto. Afinal, quanto mais movimentada a estrada, maior o risco de congestionamentos, acidentes e situações super desagradáveis, como brigas de trânsito. É claro que a segurança nas estradas depende muito da sinalização e manutenção da infraestrutura, que são responsabilidade do poder público, mas não podemos nos esquecer que dentro de cada carro, ônibus ou caminhão, em cima de cada moto e atravessando cada faixa de pedestre, há um cidadão que precisa estar ciente das suas responsabilidades.

LEIA TAMBÉM – Imposto de renda: se você ainda vai declarar, aproveite para ajudar

A pressa é inimiga da segurança

A gente sabe que ficar parado no trânsito pode ser bem irritante e ninguém é obrigado a estar sempre de bom humor, afinal estamos todos ocupados, atrasados para o trabalho ou para um compromisso importante, indo buscar as crianças na escola, enfim, envolvidos na correria do dia a dia. Mas quando estamos no trânsito, a prioridade deve ser chegar ao seu destino em segurança!

LEIA AINDA –  O que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson

No Brasil, todos os anos mais de 33 mil pessoas morrem no trânsito. E a maioria dessas mortes poderia ter sido evitada. Quando pensamos em acidentes de trânsito, podemos listar várias possíveis causas, como problemas mecânicos no automóvel, imprevistos na estrada, mau tempo. Mas segundo um estudo feito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, em 2020, a principal causa dos acidentes de trânsito no país é a negligência dos motoristas. Pois é! O único aspecto que depende exclusivamente de nós é aquele em que mais estamos deixando a desejar.

Responsabilidade, cuidado e respeito no trânsito salvam vidas! Por isso, no mês de maio as instituições de segurança pública promovem o Maio Amarelo, um mês dedicado a ações de conscientização e educação no trânsito.

VEJA MAIS – Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

Em Curitiba, por exemplo, o Detran-PR promoverá ações em locais públicos e privados, envolvendo órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Este ano, o tema é “No trânsito, escolha a vida” – não tem como ser mais direto ao ponto, né?

Conscientização e educação no trânsito

No trânsito, a única coisa que podemos realmente controlar são as nossas atitudes! Por isso te convido a conhecer duas organizações que se dedicam a conscientização e educação para o trânsito:

O CEDETRAN – Centro Intersetorial de Prevenção de Acidentes de Trânsito no Paraná, fica em Londrina e tem como objetivo apoiar e desenvolver planos de ações culturais e educativas, para uma visão prática do usuário do trânsito, através das atividades de Divulgação das Leis do Trânsito, Educação, Prevenção e Segurança no Trânsito Urbano. Você pode conhecer o trabalho da ONG no Instagram @cedetran

Já a ANAMOB (Agência Nacional Em Mobilidade), de Pinhais, tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades por meio de ações de educação para a mobilidade segura, inclusiva e sustentável. A ONG tem projetos voltados não apenas para motoristas, mas para crianças, adolescentes e idosos. Conheça o trabalho da ANAMOB no Instagram @ anamob.osc ou no site https://talentoagencia.wixsite.com/anamob

Voltar ao topo