O que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson

Foto: Freepik

Ontem foi o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que hoje, no Brasil, há cerca de 200 mil pessoas que sofrem com a doença.

Ainda há muita informação equivocada sobre o Parkinson que, confesso, antes de escrever para essa coluna eu não sabia. Assim como boa parte da população, eu tinha na cabeça que as pessoas com Parkinson eram mais idosas e tremiam. Errei nas duas coisas: não é uma doença só de idosos, pode atingir jovens adultos e até adolescentes, e nem todo paciente de Parkinson treme. O tremor é sim um dos sintomas, mas que nem sempre se manifesta.

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

Mas antes de seguir adiante, é importante esclarecer o que é a doença de Parkinson: trata-se de um distúrbio neurológico que atinge o sistema nervoso central. Como o diagnóstico não é tão simples, tem muita gente que pode estar no estágio inicial da doença e ainda nem a identificou. Por isso é importante estar atento aos sinais e buscar a ajuda de um médico neurologista, caso perceba um dos sintomas apresentados a seguir:

Tremores;Insônia;
Lentidão na realização de atividades do dia a dia;Dificuldades para atividades que requerem coordenação motora como: abotoar uma calça, escrever, dar um laço no tênis, cortar um alimento;
Rigidez corporal;Um andar arrastando os pés;
Comprometimento cognitivo;Perda de memória;
Diminuição do olfato;Dificuldade de sentar, levantar, ou realizar certos movimentos;
Perda do equilíbrio;Alterações na fala;
Transtornos de humor;Insônia.

Esses são alguns dos sintomas que a pessoa com Parkinson pode apresentar. Mas calma! Apresentar algum deles não significa que você tem a doença, é apenas um alerta para buscar um diagnóstico médico. Caso você desenvolva a doença ou conheça alguém que tem esse diagnóstico, saiba que, apesar de a doença não ter cura, há tratamentos que podem retardar o avanço do Parkinson e devolver a qualidade de vida.

São tratamentos tanto medicamentosos quanto envolvendo terapias diversas nas áreas da educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e outras.

+ Veja também: Quais os caminhos para apoiar pessoas com deficiência (PCD)?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Doença de Parkinson, que tal fazer o bem apoiando essa causa?

Conheça o trabalho da Associação de Parkinson, uma ONG que realiza um atendimento de saúde humanizado e que devolve a autoestima e a qualidade de vida das pessoas com Parkinson. Adianto aqui que eles precisam de voluntários, doações de roupas para o bazar, doações de lanches para as atividades que realizam, de recursos financeiros e de notas do Nota PR, além de voluntários dispostos a ajudar.

Site: https://www.appp.com.br/

Instagram: @parkinsonparana


>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo