Imposto de renda: se você ainda vai declarar, aproveite para ajudar

Imposto de renda pode ajudar instituições. Veja como. Foto: Freepik

Ei, você! Já fez a sua declaração de Imposto de Renda? Ainda não? Então se liga nas dicas que preparamos para você fazer o bem com o seu imposto. Isso mesmo! Você pode ajudar a melhorar o mundo com uma atitude super simples.

+ Leia também: O que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson

Em vez de deixar todo o imposto que você deve na “boca do leão”, parte desse imposto (que você vai pagar ao governo) pode ser destinada a projetos sociais da sua região. E essa é uma forma de fazer o bem e ajudar o próximo sem colocar a mão no bolso. Por isso a gente chama de destinação do imposto e não de doação. A proposta é usar parte do imposto, que você já deve de qualquer maneira, para ajudar ONGs que atendem idosos, crianças e adolescentes, ou atuam com projetos esportivos e culturais.

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

Legal, né? Mas você deve estar aí se perguntando: todo mundo pode fazer essa destinação? Tem algum teto, algum limite de quanto é possível destinar? Então, aí vão as respostas:

  • Qualquer pessoa que declare o IR de forma completa e pague imposto, pode destinar;
  • Quem faz a declaração simplificada, mesmo que deva imposto, não consegue destinar;
  • Se você tem uma empresa, também é permitido destinar como pessoa jurídica, mas a empresa tem que ser tributada pelo lucro real;
  • Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido: 3% para projetos ou fundos que atendem Crianças e Adolescentes e 3% para o atendimento de idosos;
  • As empresas podem doar até 7%. E além das crianças e idosos, podem apoiar projetos de cultura e esportes.

Eu sei também que você já deve ter ouvido por aí que é arriscado ou difícil fazer essa destinação. Sempre rola aquele medinho de cair na malha fina, ou de ser muito trabalhosa a tal destinação. Por isso quero acabar aqui com esses mitos!

Em hipótese alguma você vai cair na malha fina por ter feito uma destinação do IR. E sobre o trabalho na hora de declarar: caso você tenha um contador, ele resolve isso facilmente, basta informar que quer fazer a destinação.  Mas se é você quem vai fazer, existem vários vídeos tutoriais na internet que explicam o passo a passo de como fazer essa destinação de forma simples e rápida.

+ Veja também: Quais os caminhos para apoiar pessoas com deficiência (PCD)?

Nós também adiantamos o seu trabalho e criamos uma vitrine de projetos que podem ser apoiados com o seu Imposto de Renda. Lá, você tem as informações necessárias e ainda o acesso a projetos que estão aptos a receber o seu apoio. Todos os anos temos em mãos essa ótima oportunidade de fazer o bem, mas infelizmente pouco mais de 5% da população destina o seu IR. Precisamos aumentar esse percentual! Afinal, essa destinação é muito importante para as ONGs, que só existem e conseguem atuar com projetos transformadores com a nossa colaboração.

Destinando pelo IR você sabe exatamente para onde está indo o dinheiro do seu imposto: para fazer o bem e transformar vidas.

Então, para finalizar, uma rima: Se você vai declarar, aproveite para ajudar!


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo