Não se entregue para o frio

Saudações amigos. Como é difícil fazer exercícios no frio não é mesmo? Se até mesmo para quem já é praticante assíduo de esportes esse clima dificulta, quem dera para a grande maioria das pessoas, que não cultiva esse hábito nem mesmo nas temperaturas mais agradáveis.

Parece que ficamos travados, e literalmente ficamos, pois no frio o sangue tem dificuldade de chegar até as extremidades e partes mais periféricas, como nariz, dedos, boca e orelhas. Sem sangue, sem calor. E sem aptidão a qualquer tipo de movimentação mais intensa ou desgastante. Formigamentos e fadiga precoce fazem até mesmo o trajeto até a esquina se tornar difícil e cansativo. A reação natural da maioria das pessoas é se encolher, ou melhor, se “recolher” no frio. Só que quanto mais parados ficamos, mais frio sentimos. E muitas vezes ficar debaixo das cobertas com duas meias não é suficiente para esquentar os pés que parecem como uma pedra fria de mármore.

Ora, todos sabemos que uma pedra não pode ser esquentada por um cobertor, porque quem esquenta não é o cobertor, ele apenas segura e conserva o calor do que está cobrindo. E só aquece um ser humano porque este é uma fonte geradora de calor.

Quem gera esse calor é o movimento, o aumento da frequência cardíaca principalmente a utilização da musculatura motora, de modo a requisitar mais aporte de sangue e oxigênio, fazendo o coração bater mais, o sangue circular para as extremidades e aumentando muito a temperatura corporal, muitas vezes até fazendo suar mesmo quando bem frio.Sabendo disso, realmente tenho muita pena e compaixão pelas pessoas mais velhas, que vão literalmente se “entrevando” por conta do frio, ficando mais rígidas, sofrendo e tremendo mesmo agasalhadas com cobertas até o teto. E o que é pior, nessa condição de circulação precária os riscos de complicações devido a problemas vasculares pré existentes costumam ser bem maiores. Por desconhecer esses fatores, muitas pessoas idosas bem como seus familiares, acreditam que no frio é recomendável ficar quietinho em repouso, sem se movimentar muito, quando na verdade o que deve ser feito é tomar ações na direção contrária, justamente por tudo o que já foi explicado mais acima.

Para aquelas pessoas idosas que se mexem pouco, dar uma caminhada ao sol mesmo que poucas quadras e bem devagar, já faz muita diferença. Entretanto, para quem é mais jovem, apesar de sentir-se travado da mesma forma, a recomendação é um pouco diferente:

Caminhar mais rápido, com passos largos do trajeto do estacionamento até o escritório ou até mesmo subir aqueles 3 andares de escada ao invés do elevador, fazem o dia começar diferente. Além de mais aquecido você vai se sentir mais energizado.  E além de tudo, o aumento do fluxo sanguíneo gera uma melhor oxigenação para o cérebro e para a mente, o que é muito proveitoso para um dia produtivo. Grande abraço!