Imagens nos maços de cigarro diminuem tragadas

O efeito emocional provocado pelas imagens e frases impressas em maços de cigarro faz com que 48% dos fumantes pensem em deixar o vício. Este é apenas um dos dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer, Inca.

O levantamento integra o International Tobacco Control Policy Evaluation Project (ITC Project), pesquisa internacional sobre políticas de controle do tabaco que está sendo aplicada no País pela primeira vez.

Os dados também revelam que, nos 30 dias anteriores à participação na pesquisa, as imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um cigarro quando estavam prestes a fumar. O estudo mostra que 61,6% dos fumantes e 83.2% dos não-fumantes disseram que as advertências os fizeram pensar, um pouco ou muito, sobre os riscos à saúde provocados pelo tabagismo.

De acordo com os primeiros números, o País vem alcançando bons resultados com as imagens de advertência nos maços, que provocam reações emocionais em quem as vê. A aversão às imagens não só faz com que o fumante evite olhar para o maço, como também o estimula a pensar sobre os riscos envolvidos. Dos fumantes entrevistados, 84,9% disseram ficar muito ou extremamente preocupados quando veem as advertências.

A pesquisa está sendo realizada em três capitais – Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre -, com um universo de 1.800 pessoas, fumantes e não-fumantes. Elas serão acompanhadas por, no mínimo, três anos. A cada mudança na política de controle do tabaco no País, haverá novas entrevistas com o mesmo grupo, o que permitirá a comparação temporal dos dados. Esta primeira etapa, cujos dados preliminares estão sendo divulgados, termina ainda no primeiro semestre de 2009.