Dor diminui diante de foto de pessoa amada

Olhar a foto de um ente querido pode ser tão eficiente do que apelar para analgésicos quando a dor aparece. É o que sugere um estudo recente feito por um grupo de pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O estudo analisou 25 estudantes da universidade, que apresentaram bom relacionamento com os respectivos namorados nos últimos 6 meses. Elas receberam estímulos de calor na região do antebraço e caracterizaram o nível da dor durante três situações: quando olhavam para fotos dos namorados, quando olhavam para fotos de estranhos e também quando olhavam fotos de objetos, como uma cadeira. 

Da mesma forma, as mulheres caracterizaram o nível da dor, enquanto seguravam as mãos dos respectivos namorados, de um estranho e também quando seguravam uma bola macia para fazer exercícios. Segundo os pesquisadores, a presença do namorado ou apenas a foto dele proporcionou a redução nos níveis de dor das estudantes. Eles ainda sugerem que o resultado da pesquisa aponta para a direção de como o apoio das pessoas influencia em casos de dor e doença.