Brasileiro desconhece efeito nocivo do sol na visão

Apenas 6% dos brasileiros associam a exposição ao sol com a possibilidade de problemas oculares no futuro, como catarata e ardência nos olhos.

O índice tabulado na pesquisa Transitions/Ibope revela que o brasileiro já conhece os riscos que a exposição à radiação solar sem proteção pode causar na pele, aumentando, por exemplo, os riscos de câncer de pele.

27% também já associam o sol com o envelhecimento precoce e 14% ao ressecamento de pele.

Mas quando o assunto é saúde ocular, o desconhecimento do brasileiro ainda é muito grande.

E a falta de informação sobre a relação “sol X visão” foi maior nas regiões Sul e Sudeste, onde apenas 5% dos entrevistados afirmaram conhecer esses riscos.

“Esse resultado revela que o brasileiro ainda não dá a mesma importância para a proteção dos olhos que já dá a pele”, avalia Newton Kara José Júnior, chefe do setor de Catarata do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O especialista lembra que não se trata de algo sazonal, principalmente no Brasil. “Nos meses de outono e inverno, as pessoas pensam ainda menos em proteção, o que aumenta esse risco”, completa.

Assim, é fundamental que a população aprenda a cuidar da visão como já vem fazendo com a pele e passe a se proteger também dos raios solares durante todo o ano e não apenas nos meses mais quentes.

De acordo com o oftalmologista, um erro comum é associar a proteção contra os raios UV a lentes escuras. “O que importa não é a cor da lente, mas a proteção solar que ela oferece ao usuário”, completa Kara Jr.