Linhão alavanca turismo em Curitiba

A prefeitura de Curitiba apresentou o projeto do Linhão do Turismo aos participantes do 2.º Encontro de Turismo Rural da Região Metropolitana, realizado na semana passada em Almirante Tamandaré. O evento, organizado pela prefeitura local, Emater, Ecoparaná e Comec, discutiu o potencial turístico da RMC.

De acordo com Antonio Azevedo, diretor de turismo da CIC (Companhia de Desenvolvimento de Curitiba), o Linhão do Turismo poderá ser a âncora do projeto de turismo rural da Região Metropolitana, que conta com oito roteiros definidos – cinco deles em funcionamento.

“Curitiba é hoje o principal destino dos turistas que chegam ao Paraná. No ano passado, a cidade recebeu 1,4 milhão de visitantes, superando Foz do Iguaçu, que sempre foi o cartão de visita do Estado. Com este potencial, o Linhão do Turismo será a porta de acesso aos circuitos turísticos da Região Metropolitana”, disse Azevedo.

Para o arquiteto Sérgio Matheus, do Ippuc, que coordena o projeto do Linhão do Turismo, a idéia é integrar o eixo de Curitiba aos diferentes roteiros dos municípios vizinhos. “Vamos criar, ao longo do Linhão, pórticos indicativos dos roteiros da Região Metropolitana”. O Linhão do Turismo é um dos projetos incluídos no plano de governo do prefeito Cassio Taniguchi e prevê a criação de um eixo de atividades econômicas ao longo de 20 bairros das regiões Oeste e Norte da cidade, com 42 quilômetros de extensão.

Pelas características e vocação desta área da cidade, o eixo será direcionado ao turismo. Uma pesquisa feita pelo Ippuc mostrou a existência de cerca de seiscentos pontos com potencial para visitação neste trecho. A maior concentração está no bairro de Santa Felicidade.

Turismo rural

O projeto de turismo rural da Região Metropolitana começou a ser implantado há cerca de cinco anos, com a criação do chamado Circuito Italiano, no município de Colombo. Hoje, existem oito roteiros definidos e cinco em funcionamento na região; Circuito Italiano, em Colombo; Caminhos da Natureza, em Almirante Tamandaré; Tomás Coelho, em Araucária; Caminhos do Vinho, em São José dos Pinhais; Estrada do Mato Grosso, em Campo Largo; Verde que te quero Verde, em Campo Magro; Estrada da Graciosa, em Quatro Barras e Caminhos Trentinos, em Piraquara.

“A Região Metropolitana de Curitiba é uma área de mananciais e, por isso, são poucas as atividades econômicas que podem ser desenvolvidas de maneira não predatória”, explica Edinei Bueno do Nascimento, da Emater, coordenador do projeto.

O Costão do Santinho Resort & Spa, situado na praia do Santinho, em Florianópolis (SC), oferece uma programação romântica para o mês de agosto. Inclui sessões diárias de filmes com temática romântica, noite de queijos e vinhos, noite de fondue com jantar à luz de velas e noite dançante com música romântica na pista, e até mesmo serenatas nas alamedas e jardins do resort. Tudo isso em meio a uma paisagem que combina uma linda praia de areias brancas e águas cristalinas. O “Agosto Romântico” inclui ainda voucher para troca na boutique do resort para o casal se presentear, decoração especial no ambiente, late check-out e upgrade de apartamento (de acordo com a disponibilidade). Um ampla programação de passeios e lazer, com tour pelas praias de Florianópolis, aulas de yoga, cavalgada e caminhadas ecológicas, entre outras atividades também estarão sendo oferecidas no período. O Costão fica a quarenta quilômetros do centro da capital catarinense. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.costao.com.br,  telefone 0800 – 701- 9000 (ligação gratuita) ou consulte seu agente de viagens.

Voltar ao topo