Operação Cartigat

Policiais podem estar envolvidos em quadrilha suspeita de tráfico e outros crimes

Oito pessoas foram presas, entre elas dois policiais civis, em uma operação realizada na madrugada desta sexta-feira (09), em Curitiba. A “Operação Cartigat” deflagrada pelo Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) teve como alvo uma quadrilha suspeita de cometer crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, estelionato, extorsão e receptação.

Segundo Juliana Dalacqua, delegada do Diep, a quadrilha era bem dividida. Existia um núcleo principal que era comandado por três pessoas, uma delas era um policial civil. “Esses membros da organização tinham contato com indivíduos do mundo do crime que estavam com mandado de prisão aberto ou em alguma situação irregular com a Justiça. Diante disso eles extorquiam essas pessoas de modo que, todo produto ilícito que havia sido roubado por eles, passava a posse da organização criminosa”, contou. De acordo com as investigações, os policiais ainda cobravam valores para não prender os bandidos.

Em um dos casos investigados pelo Diep, os membros da quadrilha encontraram uma casa onde os bandidos guardavam vários produtos roubados, após ameaçarem os criminosos, eles se apropriaram de vários objetos como televisões, celulares e até mesmo um carro usado em roubos.

O tráfico de drogas também era explorado pela organização. Segundo as investigações, os criminosos abordavam os traficantes, exigia dinheiro para não prendê-los e ainda tomava o entorpecente que posteriormente era vendido por eles.

Na casa dos investigados, os policiais apreenderam cerca de R$ 7 mil em dinheiro, pássaros silvestres, armas irregulares, drogas, colete balístico, munições e muitos eletrônicos. Um carro e uma moto foram recuperados e um Audi, usado pelo policial, foi apreendido.

“Essa investigação durou mais de seis meses. Teve inicio com uma investigação de quadrilhas que roubavam caixas eletrônicos, mas acabou diversificando e chegando a esse caso com uma série de crimes. A parte dos policiais era fazer a extorsão. Agora irão responder administrativamente e criminalmente”, pontuou Wagner Mesquita, secretário de segurança do Paraná.

Cerca de 70 policiais civis e militares participaram da operação que cumpriu 21 mandados judiciais, sendo sete de prisão e outros 14 de busca e apreensão. A ação policial aconteceu em Curitiba e Região Metropolitana.

Corregedoria

A Corregedoria da Polícia Civil acompanhou as ações relacionadas aos policiais civis deflagrada hoje pela Operação Cartigat.

Os dois policiais envolvidos na situação são lotados no 11° Distrito Policial, em Curitiba. Durante o cumprimento dos mandados, na residência de um deles foi apreendido um veículo Audi com o chassi adulterado, munições de uso restrito, diversos produtos eletrônicos e ainda R$ 7 mil.

Na casa do segundo policial, o Diep cumpriu um mandado de busca e apreensão. Duas armas foram apreendidas e ele acabou sendo detido até a polícia verificar se as armas possuem registro.

A Polícia Civil afirma que todos os atos que não condizem com a conduta policial serão rigorosamente apurados.