Fomento do negócio!

Bairro Santa Felicidade terá o quarto polo gastronômico de Curitiba

Bairro famoso por seus restaurantes, Santa Felicidade é o quarto polo gastronômico de Curitiba. De autoria do vereador Mauro Ignácio (PSB), o projeto para oficializar a área foi aprovado em primeira votação pelos vereadores na sessão de terça-feira (21). O polo contempla o trecho da Avenida Manoel Ribas entre a Rua Ângelo Stival e o portal de Santa Felicidade. É a região da antiga colônia de italianos que inicialmente se dedicaram à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros, cujo nome homenageia a portuguesa Felicidade Borges, que no século 19 doou parte de suas terras aos imigrantes.

O vereador justifica que a região cresceu nesses últimos 17 anos, “prejudicando de certa forma aqueles que constituíram comércio fora das delimitações legais e dessa forma não obtiveram a devida atenção pelo poder público”. Entre os objetivos do polo, estão promover o desenvolvimento econômico sustentável da região, atrair novos investimentos, implementar melhorias para a circulação de pedestres e de veículos, otimizar o uso coletivo de estacionamentos, realizar campanhas publicitárias para sua divulgação, incentivar festivais gastronômicos e melhorar a segurança no local.

“Temos aproximadamente 1 mil garçons e garçonetes, geramos 7 mil empregos diretos e indiretos. Além dos restaurantes, existem as empresas moveleiras”, destaca Ignácio. “Santa Felicidade também gera impostos. Grande parte do ISS de nossa cidade vem daquela região”, aponta o vereador. Entre as melhorias almejadas com a criação do polo, ele cita fiação subterrânea e criação de um microcircuito de turismo integrado com o município vizinho de Campo Magro.

Os três polos gastronômicos já regulamentados em Curitiba são: Itupava, Alto Juvevê e Avenida Senador Salgado Filho, no bairro Uberaba.