Lanterninha

Paraná Clube tem o pior aproveitamento entre os times da Série A em 2018

Paraná Clube vem em uma crescente após a chegada de Micale, mas início ruim o mantém como o pior entre os 20 da elite. Foto: Lineu Filho

Ainda em reconstrução, mas longe de conseguir um panorama ideal para o ano em que vai voltar a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube tem a pior campanha até agora entre os times da primeira divisão. Com nove jogos realizados pelo Campeonato Paranaense e dois pela Copa do Brasil, o Tricolor tem atualmente 39% de rendimento. Foram apenas três vitórias somadas, com quatro empates e outras quatro derrotas.

Até uma semana atrás, o rendimento do Paraná Clube era ainda pior. Antes da chegada do técnico Rogério Micale, o time paranista havia vencido apenas uma vez e não tinha emplacado nenhuma boa atuação sequer. Agora sob o comando do novo treinador, a equipe deu uma respirada, começou a criar uma identidade e também passou a dar mais esperanças de uma temporada melhor.

Apesar dessa melhora, o rendimento do Paraná Clube é preocupante. Com apenas dois clássicos realizados neste ano, o Tricolor enfrentou times mais modestos, mas não conseguiu ter um bom rendimento. Reflexo do desmanche do elenco, que, no ano passado, conseguiu o acesso na disputa da Série B, e de contratações que não vingaram neste início de 2018.

O Paraná Clube, dentre os times que disputam o Brasileirão, também acumula outro retrospecto negativo neste começo de temporada. O Tricolor é o clube que sofreu gols em mais partidas até agora. A defesa paranista passou em branco somente em três oportunidades. Já Grêmio, Santos e Bahia, que aparecem na sequência da lista não sofreram gols em quatro partidas, mas fizeram mais jogos que o Paraná.

Além do Tricolor, na parte debaixo do ranking estão times de grande repercussão nacional. O Grêmio, que disputou parte do Campeonato Gaúcho com seu time reserva, é o penúltimo colocado, com apenas 45% de rendimento nos 14 jogos realizados até agora. O Santos, que a exemplo do tricolor gaúcho disputa a Libertadores, é o antepenúltimo, com 46% de aproveitamento nas 13 partidas disputadas neste ano.

O Botafogo completa a ‘zona de rebaixamento‘. O time carioca perdeu o técnico Jair Ventura e alguns jogadores importantes neste começo de temporada e os resultados não foram bons. A equipe alvinegra fez 12 partidas, somou 52% de aproveitamento e conseguiu chegar apenas à semifinal da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.

No topo

Clubes com mais investimento, que disputam a Libertadores, e até equipes com menor investimento e que seguem surpreendendo neste começo de temporada aparecem na parte de cima do ranking. O Cruzeiro, em 12 jogos realizados em 2018, tem o melhor rendimento entre os times que jogam a primeira divisão. Com apenas uma derrota no ano, a Raposa tem até agora 80% de aproveitamento.

Na sequência da classificação aparecem o Palmeiras e o Flamengo, ambos com 74% de aproveitamento em 13 partidas disputadas. O Atlético é o quarto colocado e único clube da Série A que ainda não perdeu neste ano. O Furacão, mesmo jogando com dois times distintos o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil, também tem 74% de rendimento.

Outros times de médio porte do Brasil e que devem brigar com o Paraná Clube para permanecer na Série A estão fazendo boas campanhas até agora. O Vitória, com 16 partidas realizadas neste ano, soma rendimento de 72% e é o quinto no ranking. Na 6ª colocação está o Ceará, também com 72% de aproveitamento, mas em 18 partidas jogadas já nesta temporada.

Confira o aproveitamento dos 20 times da Série A:

Números-PR