Caiu na tabela

Em jogo de dois tempos, Coritiba se segura como pode, mas perde pro Grêmio

Wilson mais uma vez teve grande atuação, mas não impediu a derrota do Coritiba. Foto: Ricardo Rímoli/Estadão Conteúdo

Em um jogo de dois tempos, o Coritiba soube se reformular em campo, mas não foi o suficiente pra se recuperar e perdeu pro Grêmio por 2×0, nesta quinta-feira (22), na Arena Grêmio. Depois de ser pressionado, levar um gol logo com nove minutos, e quase não tocar na bola na primeira etapa, o Coxa foi pra cima no segundo tempo, não recuou e pressionou os donos da casa, mas o ataque novamente não soube aproveitar as chances que teve e praticamente não levou perigo a Marcelo Grohe, ainda sofrendo mais um gol nos minutos finais.

Com o resultado, o Alviverde parou nos 15 pontos e termina na quinta colocação na tabela. Na próxima rodada, o time coxa-branca mais uma vez jogará fora de casa. Desta vez, contra o Cruzeiro, domingo (25), às 16h, no Mineirão.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Dono do melhor ataque do Brasileirão, o Grêmio foi a campo num 4-2-4, com Fernandinho, Luan, Pedro Rocha e Barrios lá na frente. Com tantos atacantes, o time gaúcho obrigou o Coritiba a se fechar, sem conseguir sair muito do campo de defesa. E não demorou muito para os donos da casa abrirem o placar. Aos nove minutos, Luan tocou para Pedro Rocha, que entrou na área, passou por Dodô e chutou sem chances de defesa para Wilson.

Em desvantagem no placar, o Coxa teria que sair um pouco mais e se abrir em campo. O problema é que ao longo de todo o primeiro tempo foi encurralado no seu campo defensivo. Enquanto o Grêmio tocava a bola constantemente e rondava a meta de Wilson, que teve trabalho, os zagueiros do Alviverde tinha que se virar como podiam para marcar o adversário.

Ao Coritiba restava apenas se defender. Nas raras vezes que conseguia pegar a bola, trabalhava principalmente com Matheus Galdezani e Tiago Real, que entrou no lugar de Alan Santos e desafogou o time, mas rapidamente era desarmado, às vezes ainda no meio-campo, e tinha que novamente se fechar.

No segundo tempo, o Coxa corrigiu o posicionamento em campo e passou a atacar mais e ficar com a posse de bola, sem sofrer tanto lá atrás. Tanto que dominou os primeiros minutos. Aos 12, Henrique Almeida avanço em velocidade, invadiu a área, mas chutou pra fora.

Com a movimentação, o Coritiba equilibrou o confronto. O Grêmio, antes com espaço pra trabalhar, teve que se esforçar mais. Ainda assim, quando chegava era perigoso. Aos 23, Fernandinho avançou em velocidade, invadiu a área e chutou, obrigando Wilson a fazer mais uma boa defesa. Aos 26, Luan disparou e quase sem angulo deu de bico, com Wilson salvando novamente. No rebote, Werley chegou antes que Michel e livrou o perigo.

Apesar de jogar fora de casa e de o adversário ter contra-ataque rápidos, Pachequinho não se intimidou e colocou um quarto atacante em campo, com Iago entrando no lugar de Jonas. Com isso, o Coritiba se abriu de vez e permitiu que o Grêmio tivese mais liberdade. E em uma dessas oportunidades, aos 39, Fernandinho tabelou com Luan e chutou, dessa vez sem chances para Wilson, fechando o placar em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 9ª Rodada

Grêmio 2×0 Coritiba

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Rafael Thyere e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Maicon, 30 do 2º), Fernandinho, Luan e Pedro Rocha (Lincoln, 29 do 2º); Lucas Barrios (Everton, 18 do 2º)
Técnico: Renato Gaúcho

Coritiba
Wilson; Dodô (Léo 29 do 2º), , Werley, Márcio, William Matheus; Jonas (Iago, 24 do 2º), Alan Santos (Tiago Real, 25 do 1º), Matheus Galdezani; Henrique Almeida, Alecsandro e Rildo.
Técnico: Pachequinho

Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Gols: Pedro Rocha, 9 do 1º; Fernandinho, 39 do 2º
Cartões amarelos: Edilson e Pedro Geromel (GRE);
Público total: 21.095