Até Weverton falhou

Atlético perde sétima seguida fora e sai do G6 do Brasileirão

Logo Weverton falhou. E se ele falha, a chance do Atlético ter um bom resultado fora de casa é nula. Foto: Pedro H. Tesch/Estadão Conteúdo
Logo Weverton falhou. E se ele falha, a chance do Atlético ter um bom resultado fora de casa é nula. Foto: Pedro H. Tesch/Estadão Conteúdo

O Atlético manteve o péssimo rendimento jogando longe de Curitiba. E pagou o preço pela sétima derrota consecutiva fora de casa, desta vez para o Grêmio, por 1×0, nesta quinta-feira (13). Acabou saindo do G6 ao término da rodada do Campeonato Brasileiro na oitava colocação, agora atrás de Botafogo, Fluminense e do próprio time gaúcho. Foi outra atuação ruim, e que teve ainda uma falha de Weverton que decidiu a partida.

Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Mostrando que não tem receio de escalar jovens, Paulo Autuori promoveu a estreia do jovem Renan Lodi no lugar de Nicolas, que foi vetado e sequer viajou a Porto Alegre. Na vaga do suspenso Lucas Fernandes, a reaparição de Marcos Guilherme – o técnico acreditava que, longe da Arena e sem pressão, o meia pudesse render mais do que vinha rendendo.

As duas equipes tentavam marcar a saída de bola adversária já na intermediária, e saindo em velocidade nos contra-ataques. O Grêmio ficava mais no campo rubro-negro, mas falhava principalmente nas finalizações. O Furacão seguia apostando, como nas partidas anteriores, na jogada direta, geralmente partindo de Lucho González em direção a Marcos Guilherme e Pablo. Nessa toada, passaram-se vinte minutos e nada aconteceu, nenhuma oportunidade de perigo.

O jogo esquentou quando Maicon viu Weverton adiantado e arriscou de antes do meio-campo. A bola passou perto e a torcida gremista se animou. Logo depois, Walace fez bela jogada pelo meio, tirou Paulo André e chutou para fora. Havia espaço para o Atlético contra-atacar, mas os passes errados atrapalhavam. Enquanto isso, os gaúchos tentavam, e Weverton começava a trabalhar.

A primeira chance rubro-negra aconteceu só aos 31 minutos, quando Marcos Guilherme e Léo conseguiram encaixar uma jogada pela direita e Pablo desviou para fora. Mas era o Grêmio que dominava, e aos 39 minutos Ramiro cruzou e Luan chegou um instante atrasado, para alívio atleticano. E instantes depois, Luan arriscou de longe e Ramiro tentou no rebote. Em ambas Weverton salvou. Era o milagre de cada jogo. Complementado mais tarde em um chute colocado de Douglas que foi bem defendido pelo camisa 12.

Só que no último lance da etapa inicial o goleiro do Furacão falhou. O chute de Edílson veio, a bola escapou das mãos de Weverton e Pedro Rocha, sozinho, abriu o placar. “A bola desviou no caminho, eu tentei segurar e acabei falhando”, admitiu, sem rodeios, o jogador rubro-negro.

Com Matheus Rossetto jogando mal e Hernani perdido como meia aberto pela direita, Paulo Autuori mudou o Atlético – sacou Rossetto e colocou Guilherme Schettine para dar mais poder ofensivo ao time. Só que o domínio seguia sendo dos donos da casa, com o agravante de ainda ter mais espaço para atacar. O Furacão só jogava se a bola passasse por Lucho González, e com ele começou o melhor lance da equipe, quando aos 6 minutos ele lançou Marcos Guilherme, mas o cruzamento foi desviado por Pedro Geromel.

Só que o perigo passava pela defesa rubro-negra. Aos nove minutos, Luan cobrou falta e a bola acertou a trave. Douglas e Pedro Rocha também tiveram grandes chances. Para piorar, Paulo André se chocou com Geromel e saiu com o rosto sangrando, do gramado direto para a ambulância. Em seu lugar, entrou Wanderson. Minutos depois, Juninho foi para o jogo, no lugar do apagado Marcos Guilherme.

Mas nada adiantava. O Grêmio continuava melhor, com mais posse de bola e criando mais oportunidades. E aos poucos, o rendimento dos visitantes caía ainda mais, sem chegar à frente e com terríveis dificuldades para trocar passes. O Atlético terminou o jogo como normalmente termina fora de casa – sem força para reagir. E a reação terá que vir no Atletiba de domingo (16), na Vila Capanema.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 30ª Rodada

GRÊMIO 1×0 ATLÉTICO

Grêmio
Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro (Jaílson), Maicon e Douglas (Lincoln); Luan e Pedro Rocha (Everton).
Técnico: Renato Gaúcho

Atlético
Weverton; Léo, Thiago Heleno, Paulo André (Wanderson) e Renan Lodi; Otávio, Matheus Rossetto (Guilherme Schettine), Hernani, Marcos Guilherme (Juninho) e Lucho González; Pablo.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (Fifa-PE)
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cleberson Nascimento Leite (PE)
Gols: Pedro Rocha 46 do 1º
Cartões amarelos: Luan, Everton (GRE), Hernani, Weverton, Juninho (CAP)
Renda: R$ 345.119,00
Público pagante: 16.123
Público total: 17.899