Hábito de se exercitar

Para muita gente começar e manter a atividade física não é nada fácil. A maioria das pessoas transita de um entusiasmo inicial para a frustração e o abandono dos exercícios.

Modificar a rotina e formar um novo hábito é uma tarefa bastante exigente, principalmente quando tratamos de práticas físicas. Muitas vezes precisamos enfrentar costumes antigos, fortemente incorporados, que colaboram para inatividade.

Embora seja um desafio, algumas atitudes simples são efetivas para que você transforme a atividade num hábito: comece aos poucos; não se preocupe excessivamente com as diferentes formas de exercício ou com sua evolução, no início o importante é a manutenção daquilo que está fazendo; dê preferência ao momento do dia que você tem maior disposição; estabeleça dias e horários fixos, evitando mudá-los com frequência; encontre um companheiro de treino.

Um dos erros mais comuns é assumir treinamentos inconvenientes, difíceis ou inacessíveis. Os exercícios não podem se tornar um fardo, isto só favorecerá a desistência. Eles devem ser prazerosos e não motivo de sofrimento. Uma boa dica é associar estímulos positivos à atividade física, como uma emoção, um lugar, uma recompensa ao final, músicas, etc.

Outra situação corriqueira é o estabelecimento de metas pouco realistas. Objetivos distantes só geram desânimo. Procure, então, construir metas menores, factíveis em curto prazo. Monitore seu progresso, assim você identificará os resultados, o que lhe trará motivação para continuar. Quando a preguiça bater, lembre-se do que já alcançou!

Esteja ciente, sobretudo, que o momento ideal nunca vai existir. Desconforto, cansaço e dor sempre estarão presentes. Torne os exercícios uma prioridade e pratique regularmente. Disciplina e persistência são essenciais para consolidar a nova rotina!

Entre em contato: jrbarao@gmail.com.

Voltar ao topo