Cães ajudam policiais e bombeiros a prender criminosos e salvar vidas

Shogun, o cão da raça Belga Malinois atua junto com a equipe da Denarc em todas as ações policiais. Foto/ Divulgação Polícia Civil

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo sabe. Mas a dedicação deles vai além da amizade. Há muito anos, eles também são treinados e utilizados como animais de trabalho, nas mais diversas situações, atuando como cães guias, terapeutas, de regaste, farejadores, pastoreio, entre outras atividades, que eles desempenham geralmente, muito melhor do que um humano.

Entre estes fiéis companheiros, alguns trabalhadores se destacam. Este é o caso de Shogun, um cão farejador da raça Belga Malinois, que integra a equipe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Assis Chateaubriand, interior do Paraná. Na última segunda-feira (6) Shogun ajudou a polícia a apreender 35 quilos de drogas.  Na ação, graças a seu treinamento e faro poderoso, o cão conseguiu encontrar as substâncias ilícitas que estavam escondidas dentro do pneu de um caminhão que viajava por uma estrada da região. Segundo a Polícia Civil, a quantidade de droga apreendia está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão. Três pessoas foram presas por tráfico após a droga ser encontrada.

Ice, o Labrador que auxilia no resgate de vítimas de afogamento na praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC). Foto/ Arquivo Thiago Evandro Amorim
Ice, o Labrador que auxilia no resgate de vítimas de afogamento na praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC). Foto/ Arquivo Thiago Evandro Amorim

Outro cão que também se destaca no trabalho prestado à população é o Labrador Ice, o primeiro cão guarda-vidas do país, recorde reconhecido pelo RankBrasil em 2017.  Atuando nesta função desde janeiro deste ano, Ice, que tem sete anos de idade, auxilia no resgate de vítimas de afogamento na praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC).

Na praia, o cão age quando necessário. Se três pessoas estiverem se afogando e apenas dois salva-vidas estiverem no posto neste momento, ele entra na água para ajudar no resgate às vítimas. “Ice entra como um reforço, levando uma boia para a terceira pessoa, mantendo-a em segurança e rebocando para a faixa de areia ou preservando sua vida até a chegada de um guarda-vidas humano”, explica o condutor de Ice, o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina Thiago Evandro Amorim, que se inspirou em iniciativas de países europeus para iniciar o projeto Cão Guarda-Vidas.

Treinado desde o seu segundo mês de vida para se tornar um cão de busca, Ice já participou de outras importantes missões. Ao lado do sargento do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Itajaí, Evandro Amorim (pai do soldado Thiago), ele atuou no Distrito de Bento Rodrigues em Mariana (MG), na localização de vítimas do soterramento do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, em 2015. Outro verdadeiro herói, dentro e fora da água. 

Adoção

Adoção responsável: Leia, esta linda “mistura de poodle com fox paulistinha”, que tem nome de princesa da saga Star Wars, está disponível para adoção responsável. Informações com Raquel Santana (41) 99775-5241 Foto/ Raquel Santana
Leia está esperando uma família. Foto: Raquel Santana

Leia, esta linda “mistura de poodle com fox paulistinha”, que tem nome de princesa da saga Star Wars, está disponível para adoção responsável. Informações com Raquel Santana (41) 99775-5241

Agenda

Sábado 11 

– Campanha de adoção e venda de produtos da ONG Tomba Latas na 21ª Feira do Vinil no Canal da Música, Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês, das 10h às 18h.

– Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, no Bicho Chic Petshop, Rua José Carollo, 888 – Mossunguê, das 10h às 16h.

– Evento de Adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico. Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

– Feira de adoção da ONG Amigo Animal, no Rei dos Animais, Rua XV de Novembro, 3188 – Alto da XV, das 10h às 17h.

– Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Domingo 12

– Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, no Petshow Água Verde, Av. República Argentina, 900 loja 18 Água Verde (dentro do Angeloni), das 10h às 17h.

– Encontro com Alexandre Rossi e Estopinha, no HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 – Parolin, das 10h às 16h. Compra na loja a partir de R$ 100,00 dá direito a um par de ingressos para a palestra.

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br