Metodologia de capacitação Jogo Gov alia jogo de tabuleiro e gamificação

Inspirados no filme “Sully – O Herói do Rio Hudson” e com base no conhecimento e experiência de cada um, os professores Rodrigo Pironti, Antônio Netto e Dawson Barcelos desenvolveram, de forma independente, a plataforma de capacitação Jogo Gov. A metodologia que alia jogo de tabuleiro e gamificação, envolvendo temas como Contratações Públicas, Gestão de Riscos, Licitações e Planejamento é uma revolução na capacitação de servidores e gestores públicos. O lançamento oficial do Jogo Gov aconteceu no último dia 25 de agosto durante o XVIII Congresso Paranaense de Direito Administrativo.  Não se trata de um jogo de caixinha que se compra e se executa em casa. Apesar de utilizar ferramentas de tecnologia da informação, Jogo Gov não é um software. É um evento de capacitação onde pelo menos um dos autores da metodologia têm que estar presente para desenvolver a dinâmica do jogo. Baseado em cenários reais os jogadores são desafiados a tomarem decisões sob pressão, em ambiente simulado. O engajamento das pessoas de diferentes níveis de conhecimento mas que trabalham com um objetivo comum é um dos diferenciais da metodologia. “O engajamento que o Jogo Gov proporciona permite a interação humana e a percepção do cenário de maneira prática e conjunta. Traz resultados efetivos para a administração pública de uma maneira geral”, explica o advogado Rodrigo Pironti, pós-doutor em Direito Público e um dos desenvolvedores da metodologia.  Antes de iniciar o jogo, que pode ser adaptável de curta, média ou longa duração, há uma apresentação sobre o tema central para que os jogadores entrem no clima. São quatro equipes que vão jogar os dados, responder as questões até chegar ao objetivo final que é ter decisões conscientes valorizando o interesse público e dentro do orçamento.  “É um jogo de decisão, colaborativo, com eixo de competição saudável onde não precisa desmerecer a outra equipe para vencer e promove melhoria na qualidade das capacitações”, explica Antônio Netto, um dos autores mestre em Engenharia Elétrica, especialista em Gestão de Risco e Tecnologia da Informação.  O advogado Dawson Barcelos, servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), especialista em Licitações e Contratos Administrativos diz que foram dois meses para desenvolver a metodologia. “O jogo tem a nossa base de conhecimento. Desenvolvemos ferramentas para um jogo equilibrado que simula a realidade de maneira integral” salienta. Os autores já aplicaram a metodologia em empresa e órgãos públicos alcançando grande satisfação dos participantes e já tem datas agendadas no Senado em Brasília e no Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Para saber mais acesse: www.jogogov.com.br

Diretor da BPP falou sobre a paixão pela leitura em evento no Edifício Maringá

Palestra integrou Agenda de Agosto da CAA-PR e marcou lançamento de parceria entre as duas instituições
Palestra integrou Agenda de Agosto da CAA-PR e marcou lançamento de parceria entre as duas instituições

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Artur Piancastelli abriu a palestra “Ler para viver”, que aconteceu na noite da quinta-feira (24) no Edifício Maringá, com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira. O evento integrou a programação Agenda de Agosto do Edifício e contou ainda com as presenças da vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão Ernlund, da secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf Heisler, do secretário-geral adjunto, Paulo Fornazari e da diretora Iolanda Gomes, além de advogados e interessados no assunto.   “Temos oferecido uma diversidade de cursos e atividades visando atender a advocacia, como esta palestra que trata de literatura, um tema que atrai muitos advogados. Para nós é uma satisfação receber o diretor da Biblioteca Pública do Paraná e quem sabe estreitarmos parcerias, inclusive pelo fato de sermos vizinho”, afirmou o presidente da CAA-PR, se referindo a localização do Edifício Maringá em frente da BPP.  Jornalista e editor, Rogério Pereira contou sua trajetória de vida e os motivos que fizeram despertar a paixão pelos livros e pela leitura. “Através deles (livros) se oportuniza condições de vida a todos. É pela literatura que se pode ter um olhar sobre uma situação e descrevê-la”, disse o palestrante, entre outras afirmações.  O advogado Mauro de Paula Branco, que participou da palestra, disse que foi muito enriquecedora. “Eu gosto muito de literatura e essa aproximação dos advogados com a Biblioteca Pública é muito interessante para sairmos um pouco dos livros jurídicos. São leituras necessárias, mas literatura nos dá outra visão. Foi muito legal ouvir a história do diretor da Biblioteca e despertar este lado, que deixamos de lado em função dos compromissos”, afirmou o advogado.

Moda na era digital: bate-papo com a jornalista Monica Salgado

A influenciadora digital reúne dicas práticas e conta os bastidores das principais revistas de moda do Brasil
A influenciadora digital reúne dicas práticas e conta os bastidores das principais revistas de moda do Brasil

A jornalista Monica Salgado desembarca no ParkShoppingBarigüi para desmistificar a moda no mundo das redes sociais e o universo fashion  na era dos influenciadores digitais. Com passagem pelas principais revistas do Brasil, como a Glamour, Vogue  e Elle, a jornalista vem a Curitiba para participar de um bate-papo com clientes sobre o conteúdo digital e sua nova fase em carreira-solo como influenciadora digital. Monica também falará sobre as tendências e os bastidores de uma revista de moda e a experiência de cerca de 20 anos na carreira editorial. A palestra, realizada em parceria com a Forum Models, acontece na quarta-feira (30), às 20h, na praça central do shopping.  Para ajudar a compreender o recente universo dos influenciadores, a jornalista apresenta dicas práticas e importantes para quem quer seguir a carreira digital ou tornar o perfil nas redes sociais cada vez mais populares:

– Como produzir conteúdo para as redes sociais? Quais são os cuidados necessários no mundo digital?

Hoje, temos que ter muito cuidado na hora de escrever. O nosso público está muito atento ao que falamos. É imprescindível repassar a informação correta. Na hora de publicar, é importante ter o cuidado com a ortografia nos textos das legendas, escrever os nomes de marcas e parceiros corretamente e, claro, abusar das hashtags.

– Como cuidar a imagem nas redes sociais, desde a forma de se comunicar até as estratégias para engajar mais seguidores?

O influenciador precisa ser autêntico, passar a imagem de quem ele é essencialmente. Os seguidores não querem acompanhar pessoas com imagens superficiais e construídas. As redes sociais estão se encaminhado para um modelo de autenticidade. Os stories do Instagram e o Snap são provas dessa nova realidade. As pessoas querem esses momentos verdadeiros e íntimos, com menos edição e mais qualidade. Uma dica é criar hashtags própria para construir uma história dentro da rede social; assim o seguidor pode acompanhar todo o conteúdo. Sempre diversifica o que publicar, da vida pessoal e profissional até assuntos variados.

– Como acompanhar esse novo comportamento na era digital? Os seguidores estão em busca de conteúdo com mais qualidade. Quais são as dicas para quem quer investir na carreira digital?

A dica principal vale para qualquer área: profissionalismo, estudo de mercado e ficar atento às novidades. As mídias sociais é uma área nova e orgânica, que evolui rapidamente. É preciso ter atenção e acompanhar esse rápido crescimento. Assim como outras áreas, é importante estudar e ter informações como base. A qualidade da informação, como as legendas corretas nas fotos, por exemplo, são importantes na hora de divulgar uma informação, um produto ou uma marca. Quem pretende investir na área precisa pesquisar muito, buscar cases internacionais e acompanhar influenciadores que se reinventam o tempo todo. Não existe regra para ser influenciador. Acredite em uma história. As regras são construídas conforme a história vai acontecendo.

Confira cinco sobremesas imperdíveis disponíveis na 16ª Curitiba Restaurant Week

Os apaixonados por doce já podem comemorar. A 16ª Curitiba Restaurant Week, que já está movimentando a cidade, 45 restaurantes, dos mais variados estilos de cozinha, participam do festival gastronômico e disponibilizam menus completos, inclusive sobremesas saborosas e incríveis. Essa é segunda edição evento em 2017.

Confira algumas das sobremesas imperdíveis dessa edição:

Naked Cake – Tartuferia San Paolo (Foto: Rodrigo Pierrot)
Naked Cake – Tartuferia San Paolo (Foto: Rodrigo Pierrot)

 

Mini Churros com creme de avelã e cacau – Zapata Mexican Bar (Foto: Rodrigo Pierrot)
Mini Churros com creme de avelã e cacau – Zapata Mexican Bar (Foto: Rodrigo Pierrot)

 

 

 

 

 

 

 

A 16ª edição da Curitiba Restaurant Week vai até 17 de setembro em estabelecimentos espalhados pela capital. Os melhores restaurantes da cidade têm em seus cardápios refeições que incluem entrada, prato principal e sobremesa por preços fixos. Para o Menu Tradicional, o almoço é R$ 43,90 + R$ 1 de doação para a manutenção dos serviços do Hospital Pequeno Príncipe, totalizando R$ 44,90; e no jantar, R$ 54,90 + R$ 1 de doação, somando um total de R$ 55,90.

Reservas e Interatividade

A Curitiba Restaurant Week é um evento apresentado pela 99, empresa de mobilidade urbana.  Cada usuário ganhará 30% de desconto nas corridas. No entanto, é imprescindível a consulta ao regulamento no app 99. Esta edição também conta com a harmonização da Cerveja Petra. Além desse benefício, os restaurantes participantes contarão ainda com uma parceria com Lipton Chá Quente e oferecerão chás aos clientes da RW para degustação junto com os cardápios. A marca do grupo anglo-holandês Unilever, líder mundial em chás, com presença em mais de 150 países, entra no evento com a nova linha de chás e infusões quentes.

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