Cinco autores participam do projeto Caravana Literária nesta semana

Santiago Nazarian, Milton Hatoum, Adélia Maria Woellner, Flavio de Souza e Reinaldo Moraes.

Ao longo desta semana, entre os dias 11 e 15 de setembro, a Caravana Literária segue com a visita de cinco escritores a 9 cidades do interior paranaense. No total, até 23 de setembro, 15 autores percorrem 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário. Todos os eventos são gratuitos.
O escritor, tradutor e roteirista Santiago Nazarian abre a programação da semana nesta segunda-feira (11) com palestra em Apucarana. Na terça-feira (12), ele conversa com o público sobre sua produção literária em Cambé. Também nesta terça, o premiado escritor Milton Hatoum, autor do romance Dois irmãos, estará em Ponta Grossa e, na quarta-feira (13), em Carambeí.
A poeta Adélia Woellner e o escritor paulistano Flavio de Souza também fazem palestra  nesta quarta-feira nos municípios de Almirante Tamandaré e Guarapuava, respectivamente. Já na quinta-feira (14), Souza estará em Pinhão, no centro-sul do Estado. Reinaldo Moraes, autor dos romances Tanto faz, Abacaxi e Pornopopeia, visita Toledo, também na quinta. O último evento da semana acontece na sexta-feira (15), com a presença de Moraes em Cascavel.

Lapa recebe o evento Sabor & Arte para celebrar a gastronomia e cultura locais

Consultora gastronômica Rita Faiçal, organizadora da programação, informa que durante o evento serão empossados os membros do Clube do Pinhão Amigo
Consultora gastronômica Rita Faiçal, organizadora da programação, informa que durante o evento serão empossados os membros do Clube do Pinhão Amigo

Setembro é mês de gastronomia, cultura e turismo na histórica Lapa (PR). Entre os dias 22 e 24, acontece o Sabor & Arte, evento que conta com uma programação especial, formatada para levar o público a uma viagem pelos sabores e aromas dos mais diversos menus preparados por chefes de cozinha, nutricionistas e culinaristas, em aulas-show, com degustações e palestra. A consultora gastronômica Rita Faiçal está na equipe organizadora do encontro e preparou uma agenda de atividades, que serão realizadas na Pousada Tropeira Lapa, um espaço comprometido em valorizar e reconhecer as obras de artistas lapeanos, e em outros locais da cidade.  O Lapa Sabor & Arte tem como conceito celebrar a tradicional gastronomia local e homenagear as “cozinheiras de mão cheia”, compartilhar experiências e propagar a cultura lapeana. Rita Faiçal destaca que entre as atividades que serão realizadas durante os dias do evento estão a cerimônia de implantação do Clube do Pinhão Amigo e a posse dos membros. “A confraria tem por objetivos difundir a culinária paranaense e fortalecer a cultura, costumes e a gente do Paraná, com sua maneira educada na arte do bem receber”, define a consultora.   A cidade da Lapa é rica em atividades culturais, afirma o diretor  do Departamento de Turismo do município, Márcio Assad. No período do evento, por exemplo, acontecerão várias atividades como a apresentação do grupo Seresta da Lapa, “Uma Noite no Museu Casa Lacerda” e o “Desfile de Noivas à Moda Antiga – Noivas de Gluck”, organizado pelo Departamento de Cultura Municipal, e que podem e devem ser aproveitadas pelos empreendimentos voltados ao turismo, observa Assad.  As aulas shows, palestras, mesas redondas e refeições serão assinadas pelos chefs Adalgisa Ribas, Ricardo Bittencourt, Nadya Leyser, Luka Leyser, Leocádio Cocenza e Célia Cocenza, e também pelas nutricionistas Maria de Fátima Negre e tecnóloga em gastronomia Sônia de Fátima Gonçalves Busato. A agenda ainda trará uma palestra da doutora em tecnologia de alimentos Rossana Catie Bueno de Godoy, pesquisadora da Embrapa Florestas.    Rita Faiçal informa que para os interessados em participar das atividades, a Pousada Tropeira oferece valor promocional de R$ 450,00 por pessoas para grupos de 25 a 30 integrantes, ou o valor de R$ 500,00 (individual).

Construtora entrega chave de casa de 150 metros quadrados construída em 100 dias

Diferencial da Mora Constrói é praticar uma gestão eficiente do negócio, apresentar preços competitivos e manter um leque de fornecedores e profissionais capacitados. Foto: Bebel Ritzmann
Diferencial da Mora Constrói é praticar uma gestão eficiente do negócio, apresentar preços competitivos e manter um leque de fornecedores e profissionais capacitados. Foto: Bebel Ritzmann

Presente no mercado da construção civil há mais de 12 anos e registrando aproximadamente 150 mil metros quadrados construídos, a Mora Constrói, sediada em São José dos Pinhais (PR), acaba de vencer o desafio de edificar uma casa de 150 metros quadrados num prazo de 100 dias. A entrega das chaves aconteceu na semana passada, num condomínio fechado, em Curitiba, para Chen Lin Ying Hsueh. Ao entrar em sua residência, foi surpreendida pela qualidade do serviço. “Não acreditava que seria possível que minha casa estaria pronta em tão pouco tempo. Estou muito satisfeita com o resultado”, destacou. Com um portfólio de obras residenciais, corporativas, industriais e ainda reformas em geral, a empresa se diferencia no segmento construtivo paranaense por praticar uma gestão eficiente do negócio, apresentar preços competitivos e manter um leque de fornecedores e profissionais capacitados e comprometidos com a prioridade da Mora Constrói, que é garantir um imóvel de qualidade, construído dentro das normas e padrões vigentes. De acordo com os sócios, Leopoldo Guimarães, arquiteto e urbanista, e Harison Borchardt, administrador e professor, “nossas metas são atender aos anseios do cliente, respeitar suas demandas e propostas e entregar a ele um sonho edificado”.  Os empresários fazem questão de frisar que a Mora Constrói atua desde o desenvolvimento dos projetos arquitetônico e complementares até a execução e entrega da chave. “A proposta do nosso núcleo de serviços é responder a todas as demandas do cliente e atender às suas solicitações e exigências, priorizando a execução da obra com qualidade”.   Em relação à empreitada de construir uma casa em 100 dias, os empresários contam que tudo começou com o desejo de Chen Lin Ying em morar sozinha, mas perto da filha Jenli Chen, o mais rápido possível. A arquiteta Clarice Volpi, responsável pelo projeto arquitetônico, então entregou o desafio para a Mora Constrói. “Já conhecia a eficiência da empresa na área da construção”, contou. “Devido à urgência, desenvolvi o projeto em 25 dias. As obras começaram logo após a aprovação da proprietária. E ela ficou realmente surpresa com a velocidade da construção e muito satisfeita com o resultado final”.  A casa de 150 metros quadrados, conforme explica Leopoldo Guimarães, tem pé direito duplo e meio, telhado com madeiramento atípico, piso aquecido, pedra em mármore. “É uma leitura moderna de uma residência colonial e conta com a capacidade de ampliação de até 200 metros quadrados”, detalhou. “O objetivo era otimizar o tempo e o espaço da obra para que pudéssemos cumprir o prazo. Uma equipe de 8 a 12 profissionais trabalharam durante o período, de segunda a sexta, cerca de 8 horas por dia, com cerca de 40 fornecedores. “Mas tudo transcorreu de maneira harmônica e sincronizada, respeitando o projeto, com integração entre os terceirizados e a equipe principal”, sublinhou o arquiteto, que é professor e especialista em gestão de negócios.

Bolo para comemorar a entrega da chave. Foto: Bebel Ritzmann
Bolo para comemorar a entrega da chave. Foto: Bebel Ritzmann

Harison Borchardt explicou que o sistema construtivo aplica nas obras utiliza materiais e técnicas que permitem a construção de uma forma mais rápida e eficiente e sem elevar o valor da mão de obra ou encarecer o produto final”, assinalou. “Trata-se ainda de alvenaria convencional, e não se assemelha a outros métodos como wood frame ou steel frame”, comparou. “Mas claro que contamos com a aliança e colaboração de parceiros capacitados, que contribuem para que tenhamos esse know-how”, ressaltou. Borchardt, especialista em logística e gestão obras, assegurou que a proprietária acompanhou o desenvolvimento da obra por meio de visitas no local e recebimento de relatórios. Ao falar sobre a obra, a filha da proprietária Jenli Chen destacou que foi interessante acompanhar o trabalho de construção da casa. “Durante o período, foi possível constatar a energia e a harmonia dos profissionais. A seriedade deles e a alegria também. E a empresa cumpriu o prazo, entregando uma residência muito bem construída”, acentuou.  No portfólio de clientes, a Mora Constrói destacam-se a igreja ucraniana Santíssima Trindade, na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, a Paróquia Santo Agostinho, a sede da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Curitiba, o prédio do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR) e inúmeros projetos residenciais e corporativos.

CREF9/PR entrega Comenda da Ordem ao deputado João Arruda

A maior honraria concedida pelo Conselho homenageia deputado pela contribuição às causas da profissão de Educação Física. O deputado federal João Arruda e o presidente do CREF9/PR, professor Antonio Eduardo Branco. Crédito: Liliane Casagrande.
A maior honraria concedida pelo Conselho homenageia deputado pela contribuição às causas da profissão de Educação Física. O deputado federal João Arruda e o presidente do CREF9/PR, professor Antonio Eduardo Branco. Crédito: Liliane Casagrande.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná, Antonio Eduardo Branco, entregou a Comenda da Ordem da Educação Física ao deputado federal João Arruda (PMDB-PR), na tarde desta segunda-feira (dia 11.09). Maior honraria concedida pelo CREF9/PR, a Comenda é um reconhecimento àqueles cuja atuação promoveu o crescimento da profissão de Educação Física em todo Brasil. Além da Comenda, o Professor Branco entregou também a Medalha Comemorativa dos 15 anos do CREF9/PR. Com uma carreira atuante na área esportiva, João Arruda é membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. “É com grande satisfação que entregamos a Comenda da Ordem da Educação Física, nossa maior honraria, ao deputado paranaense João Arruda, pela atuação sempre pontual nas causas que trazem benefícios à nossa profissão. Aproveitamos também para entregar a Medalha Comemorativa dos 15 anos do CREF9/PR, por toda dedicação e carinho que o deputado tem com nosso Conselho”, afirmou o professor Branco. A entrega, que aconteceu na sede do CREF9/PR, em Curitiba, também contou com a presença do Conselheiro Anderson Lopes, da região de Maringá.

UniBrasil Centro Universitário recebe Ricardo Wainer

6bel

A Aula Magna do segundo semestre de 2017 da Escola de Saúde será proferida pelo doutor Ricardo Wainer, com o tema: Avanços das terapias cognitivo comportamentais: impacto na prevenção e tratamento de psicopatologias graves. O evento ocorrerá no próximo dia 14 de setembro, às 19 horas, no auditório Edla Van Steen, e será aberto a toda  comunidade acadêmica e externa. Professor Ricardo é a escolha destacada do curso de Psicologia e pela sua qualificação honra o termo e o princípio de Aula Magna – que constitui uma das formalidades mais importantes da vida acadêmica.  A Aula Magna de um curso superior superou o significado de aula inaugural, a primeira de um período, e assume seu papel estrito; o adjetivo “magna” aplica-se a algo de grande importância. Essas aulas, ainda que não guardem necessariamente relação direta com o currículo formal do curso, expressam parte notável de sua essência e filosofia. O UniBrasil, ciente desse fato, costuma convidar para ministrar as Aulas Magnas de seus cursos pessoas de grande relevância e respeitabilidade em suas áreas de conhecimento.

Voltar ao topo