Sono: Qualidade x Quantidade

Olá Pajé, sei que para se ter resultados na academia precisamos comer bem, treinar e descansar. Tenho uma boa alimentação e treino todos os dias, porém minha rotina não me permite dormir mais do que 5 horas por noite, então durmo pouco além de ter também o sono um pouco agitado. Me sinto um pouco cansado no início do dia mas até que consigo treinar bem. Porém isso me preocupa muito porque pelo menos por enquanto não consigo ter mais tempo pra dormir. Então minha pergunta é: Vale a pena eu continuar treinando e comendo mesmo sem dormir tão bem? Ou a falta de sono não vão me possibilitar ter resultados? Obrigado, Julio.

Grande Julio, isso sempre me preocupou muito também, principalmente por ser atleta, e quem já estudou sobre treinamento desportivo ou simplesmente quis ter melhores resultados na academia, sabe que os pilares do resultado são a dieta, o treino, o sono, além dos fatores psicológicos. No meu caso era a falta de sono também meu principal problema, assim como o seu e de muitas pessoas também que buscam uma melhor qualidade de vida.

Eu sempre dormi 5 horas por noite, estudando, treinando pesado, trabalhando e apesar de sentir um pouco de sono de manhã e ser pesado levantar nos primeiros momentos, eu sempre desempenhei bem os papéis, mas sempre levando junto essa culpa de “preciso dormir as 8 horas”. Hoje penso diferente e sei que essa culpa é mais prejudicial que a própria falta do sono, então você sofre duas vezes. Mudei meu pensamento e deixei de me culpar quando percebi que os melhores atletas e as pessoas mais produtivas que conheci tinham rotinas iguais à minha, deixando pouco espaço para longas noites de sono. Porém também vi pessoas ficarem extremamente improdutivas e até mesmo debilitadas passando períodos dormindo menos do que era necessário pra elas.

Existe a quantidade e a qualidade de sono. Ter um sono de qualidade é atingir o estado de sono profundo, onde realmente descansamos e todos os bons hormônios do corpo são produzidos, porém antes de atingir esse sono profundo entramos em vigília, que é aquele sono inicial mais leve. Pessoas que vão dormir muito preocupadas e estressadas ficam muito mais tempo em vigília até as ondas cerebrais se acalmarem para poder mergulhar no sono profundo. Já aqueles que dormem mais relaxados podem entrar em sono profundo quase instantaneamente. Isso significa que você pode dormir menos, mas com mais qualidade, se conseguir manter a mente mais calma nos períodos antes de dormir.

Então a dica é evitar filmes violentos e músicas pesadas ou agitadas antes de dormir, cultivar o hábito de uma leitura espiritualista, meditar ou ouvir uma música calma também ajuda muito. Mas o mais importante de tudo é conhecer seu corpo e descobrir qual é o tanto certo de sono para você. Na vida moderna todos dormimos menos, mas tente não ficar com menos de 6h de sono por noite e siga as dicas de dormir mais relaxado para compensar na qualidade o que você não tem em quantidade.

Pode continuar treinando sim e focando na alimentação, desencane e procure seguir as dicas que falei pra dormir mais relaxado.

Grande abraço.