Impacto na saúde

Gripezinha? Vírus da gripe pode aumentar risco de infarto e AVC em idosos

Foto: Pixabay.

Apenas 4 em cada 10 paranaenses sabem que o vírus da gripe pode aumentar o risco de infarto e AVC entre os idosos. É o que mostra um recente estudo realizado pela Sanofi em parceria com a ALS Brasil. Com o objetivo de compreender o conhecimento da população brasileira a respeito dos impactos além da gripe nos idosos, a pesquisa foi realizada em fevereiro de 2024 com pessoas com 40 anos ou mais, das cinco regiões do país, das classes A, B, C, D/E, representando a população brasileira.

No estado do Paraná especificamente, os resultados revelaram ainda que apenas 49% têm conhecimento de que o vírus da gripe pode aumentar o risco de hospitalização e morte. Só 41% também afirmaram saber que o vírus pode agravar doenças pré-existentes como diabetes e doenças do coração e, sobre o vírus da gripe/influenza causar um alto impacto em órgãos vitais como coração, pulmão e cérebro, principalmente em idosos – população que mais sofre com as complicações da doença, a porcentagem sobe para 48%.

LEIA TAMBÉM:

>> Tempestades no sul podem afetar o tempo no Paraná? Previsão do tempo responde!

>> Coagir, intimidar, ameaçar ou humilhar funcionário para manipular voto é crime; como denunciar

A pesquisa também mostra que 22% dos paranaenses entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe, o que evidencia um cenário preocupante quando se trata de cobertura vacinal, pois 31% deles é responsável pela vacinação de outras pessoas (cônjuges, filhos etc.) e 25% é o único responsável por garantir a vacinação de uma pessoa com mais de 60 anos. 4 a cada 10 dos paranaenses responsáveis por garantir a vacinação de alguém com mais de 60 anos afirma não saber quais vacinas deveria tomar.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os idosos representaram 65,6% dos óbitos por Influenza no ano passado e 54,9% das hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)¹. Quando analisamos aqueles que possuem alguma comorbidade, eles têm ainda mais complicações em decorrência da SRAG causada por Influenza. A letalidade entre aqueles com comorbidades foi duas vezes maior em comparação aos idosos sem comorbidades.

Apesar disso, o estudo demonstrou um desconhecimento da população brasileira da relação entre a gripe e o risco de desenvolver complicações cardiovasculares, como infarto e AVC, por exemplo. Apenas ¼ dos entrevistados em todo país afirmou saber sobre os riscos. O equivalente à 43% dos brasileiros acima de 40 anos também afirmaram conhecer o impacto negativo do vírus da gripe na qualidade de vida devido aos sintomas debilitantes e ainda, quase 1/3 dos entrevistados não sabe que existem vacinas específicas para a proteção da população idosa.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.