Eleições 2024

Coagir, intimidar, ameaçar ou humilhar funcionário para manipular voto é crime; como denunciar

Foto: Freepik.

Em ano de eleição é comum que a disputa não fique somente entre os candidatos, mas que também envolva conversas entre os próprios eleitores, afinal, isso faz parte do ato político. É sempre importante lembrar que existe um limite do bom senso. O proprietário de uma empresa, por exemplo, não pode coagir os colaboradores a votarem no candidato que ele deseja que ganhe. Isso é classificado como assédio eleitoral e é crime.

O assédio eleitoral está descrito dentro da Lei nº 4.737 do Código Eleitoral. É considerado crime o empregador coagir, intimidar, ameaçar, humilhar e constranger os colaboradores com o intuito de influenciar ou manipular o voto. Também é proibido que as empresas ofertem recompensas aos trabalhadores caso determinado candidato vença as eleições.

LEIA TAMBÉM:

>> Candidato inelegível: Curitiba pode ter algum caso nas eleições de 2024?

>> Tempestades no sul podem afetar o tempo no Paraná? Previsão do tempo responde!

A lei também prevê situações de assédio eleitoral dentro de cargos públicos. É crime o servidor público usar da autoridade que possui para coagir alguém a votar em determinado partido ou candidato. Tentar impedir o colaborador de votar ou ameaçar uma possível demissão após o resultado das eleições, também são atividades ilegais.

Nas últimas eleições foram identificados casos desse tipo. Em algumas situações, os proprietários de empresas foram condenados a pagar indenização, como o Luciano Hang, o véio da Havan. O juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, condenou o empresário a pagar R$ 85 milhões em multa por ter coagido os empregados a votar em Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018.

Outro caso foi o da cooperativa paranaense Lar, uma das maiores do agronegócio no Brasil. A empresa foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) a pagar R$ 500 mil por danos morais coletivos por assédio eleitoral na campanha presidencial em 2022.

Sul liderou denúncias de assédio eleitoral em 2022

Em dezembro de 2022, ano de eleições nacionais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu o documento Assédio Eleitoral Eleições 2022 – Relatório de Atividades, elaborado pela Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, ligada ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

O relatório apontou que a região Sul apresentou o maior número de denúncias até o primeiro turno. Depois do dia 3 de outubro, se destacou a Sudeste, com 934 relatos contra 705 empresas ou pessoas investigadas, seguida pela Sul, com 690 denúncias.

Até o dia 6 de dezembro de 2022, as autoridades haviam recebido 2,3 mil denúncias em todo o Brasil, referente ao período eleitoral daquele ano.

Qual é a pena para assédio eleitoral?

As penas previstas variam conforme o crime, mas podem chegar a seis anos de prisão, além de multa. Os valores das multas também são analisados conforme o julgamento de cada caso.

O assédio eleitoral cometido por servidor público, por exemplo, pode ter pena de até seis meses de detenção e multa. Já a situação que envolve tentativa de fraude ou impedimento do voto pode ter pena de quatro a seis meses de reclusão, além do pagamento de multa.

Como denunciar

Em outubro deste ano acontecem as eleições municipais para definir os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Ao longo deste ano, caso sofram alguma coação ou humilhação, é importante que os trabalhadores vítimas de assédio eleitoral denunciem a situação e a empresa.

A denúncia pode ser realizada pelo site do Ministério Público do Trabalho. A vítima também pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho solicitando indenização por danos morais.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.