Vigilante leva cinco tiros e morre para proteger o filho

Vítima de um assalto, o vigilante Abimael Fanine de Campos, 52 anos, salvou a vida do filho, Leonardo Fanine dos Santos, 11, mas foi morto com cinco tiros no início da manhã de ontem, no Bairro Alto. Os dois saíam de casa, na Rua Arthur Ramos, com destino à Serra do Mar, porém tiveram a viagem interrompida logo no portão da residência.

Por volta das 8h, dois indivíduos se aproximaram do carro da vítima, o Escort placa AKK-2705, e anunciaram o assalto, mas Abimael se recusou a entregar o veículo.

“Ele engatou a ré para voltar ao terreno e fugir dos criminosos”, afirmou o soldado Piaceski, do 20.º Batalhão da Polícia Militar. Mas não houve tempo. Assim que perceberam a intenção do vigilante, os marginais começaram a atirar.

Abimael se jogou na frente do filho e evitou a morte da criança. No entanto, foi atingido na barriga, cabeça e mão. Ele ainda tentou sair do carro para buscar socorro, mas não resistiu e tombou ao lado da porta do motorista. O garoto levou um tiro no braço e foi internado no Hospital Evangélico. Já os assassinos fugiram a pé e não foram localizados.

Daniel Caron
Jorge, outra vítima.

Também na manhã de ontem uma briga com dois indivíduos terminou em morte para o desempregado Jorge José dos Santos, 24 anos, em Colombo. O rapaz foi baleado pelo outro e tombou na Rua Buenos Aires, no Jardim Monza. Um adolescente foi detido minutos depois pela Polícia Militar, com duas armas.

Uma delas usada para matar Jorge. Conduzido à delegacia do Alto Maracanã, ele espera ser ouvido pela Promotoria Pública, que deve encaminhá-lo à Delegacia do Adolescente. O crime aconteceu por volta das 8h e o segundo envolvido deverá ser identificado.

Mais tiros

Após perseguição a indivíduos em um carro roubado, policiais militares do 17.º Batalhão trocaram tiros com um dos suspeitos, às margens da BR-376, na Planta São Marcos, em São José dos Pinhais, no início da manhã de ontem. Identificado como Rafael dos Santos, 23 anos, o rapaz foi atingido pelos disparos e morreu. A outra pessoa que estava no veículo conseguiu fugir.

De acordo com os policiais, os suspeitos estavam no Astra placa AJK-1935, roubado na última quinta-feira, em Paranaguá. Rafael foi abordado e morreu ao trocar tiros com os policiais. As informações são de que ele seria de São Paulo. O outro suspeito conseguiu escapar.

Também numa situação de roubo de veículo, policiais militares da Rondas Tático Motorizadas (Rotam), do 20.º Batalhão, trocaram tiros com três marginais. Dois foram presos e um fugiu.

O trio roubou a BMW placa DGW-3330 (Campinas – SP), na região norte da cidade, momentos antes. Quando passavam pelo trevo do Atuba, foram localizados e seguidos.

Estavam na BR-116 quando fizeram um retorno proibido e bateram numa viatura que bloqueava a pista. Suélio Guimarães, 21, e Jonatas Rosa Conceição, 19, foram presos. O terceiro escapou.

Festa

Três pessoas que participavam de uma festa de aniversário, em Fazenda Rio Grande, foram baleadas no final da madrugada de ontem. Anderson Marcos de Oliveira, 21, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os outros dois, Diego de Oliveira Leite, 16, e Jefferson José Fernandes, 19, foram internados. O tiroteio aconteceu por volta das 5h, na Rua São Domingos, na Vila Suzuki.