Mais calmo

UPS é instalada e 40 policiais ficam no Parolin

Quatro dias depois do Parolin ter sido ocupado por policiais militares e pela Guarda Municipal, foi implantada oficialmente pelo governador Beto Richa, na manhã de ontem, a Unidade Paraná Seguro (UPS). No final da tarde um homem foi detido e encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac). Com ele, os policiais encontraram uma pedra de crack e um cigarro de maconha. O detido foi liberado.

Devem ficar no bairro 40 policiais, em patrulhamento nas ruas e na base da UPS, instalada na esquina das ruas Francisco Parolin e Brigadeiro Franco. Na cerimônia, o prefeito Luciano Ducci disse que o bairro já estava bem servido com as estruturas da prefeitura, mas nem tudo era bem aproveitado por conta da falta de segurança.

Segundo

O Parolin foi o segundo bairro a receber a UPS. Em março, o Uberaba foi ocupado e logo em seguida implantada a unidade. Segundo o governo do Estado os números da criminalidade diminuíram, mesmo assim, nos primeiros 60 dias, sete pessoas foram assassinadas na região. Atualmente 60 policiais fazem o policiamento naquele bairro.

Segurança perde grana do Detran

O governador Beto Richa declarou ontem, na instalação da UPS no Parolin, que os projetos para a área de segurança pública no Paraná não serão afetados mesmo com a decisão judicial que proibiu o repasse de recursos das taxas do Detran para o Fundo de Segurança Pública. Ele disse que espera a notificação oficial do Tribunal de Justiça do Paraná para decidir que medida será tomada.

O secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, informou que o governo vai acatar a decisão e disse que o Estado tem mecanismos para recuperar a área, mesmo sem esse dinheiro. Ele revelou que estão em fase de consolidação financiamentos do BID e do BNDES para investimentos em segurança.