Registrada queda de 34% nas ocorrências com armas

A Polícia Militar registrou uma queda de 34% nas ocorrências envolvendo armas de fogo, desde o início da campanha de desarmamento, em 3 de dezembro do ano passado. Daquela data até 30 de março deste ano, foram atendidas pela Polícia Militar, em Curitiba e nos outros 22 municípios da Região Metropolitana que estão sob a responsabilidade do Comando do Policiamento da Capital, um total de 606 ocorrências. Em 2003, no mesmo período, tinham sido 925 atendimentos dessa natureza.

Para aumentar a adesão à campanha, a PM montou ontem uma operação especial no município de Fazenda Rio Grande. Equipes de policiais percorreram cinco bairros da cidade entre 8h e 18h, ficando por duas horas em cada endereço, em um microônibus.

É a primeira operação nesse sentido feita pela PM na região de Curitiba. Desde o início da campanha, a PM recebeu 430 armas em Curitiba e na RMC e fez outras 1.295 apreensões de armas. Os dados correspondem ao período de 3 de dezembro a 30 de março. Entre os municípios da RMC, o que teve mais entregas espontâneas de armas foi São José dos Pinhais, seguido de Piraquara, Pinhais e Araucária.

Resultados

O governo estadual passou a oferecer uma bonificação de R$ 100 por arma para todas as pessoas que decidirem entregar espontaneamente o armamento e também munição. A arma não precisa ser legal ou ter documentação. É preciso apenas preencher um formulário, no qual deverão constar números de documentos pessoais e endereço para que a Secretaria de Estado da Segurança Pública comunique a data em que será efetuado o pagamento do bônus. Até o momento, 973 pessoas que entregaram armas já receberam o dinheiro e outros 702 processos estão encaminhados.

Números da Secretaria da Segurança Pública revelam que, até o início dessa semana, foram recebidas pelo Estado 5.139, entregues espontaneamente pela população em todo o Paraná desde o começo da campanha. Outras 596 armas foram apreendidas nos meses de janeiro e fevereiro pelas polícias Militar e Civil. Na semana passada, uma paranaense entregou, de uma só vez, 41 armas, que eram da coleção de seu pai, já falecido.

Voltar ao topo