Recuperados outros 346 tablets roubados da Educação

Mais 346 tablets roubados de um barracão da Secretaria de Estado da Educação (SEED), no Cajuru, em Curitiba, no dia 25 de janeiro, foram recuperados na noite desta segunda-feira (18), por policiais civis da Delegacia de São José dos Pinhais.

Os equipamentos foram encontrados numa estrada de terra conhecida como Estrada do Pinheiro Seco, na zona rural de São José dos Pinhais, por volta das 20h.

“Eles estavam acondicionados em sacos plásticos e nas caixas originais da Positivo Informática. Também encontramos os manuais de instrução, os carregadores e cabos USB”, contou o delegado adjunto da Delegacia de São José dos Pinhais, Guilherme Rangel.

O delegado explicou que por volta das 19h ele recebeu uma denúncia anônima dizendo que os tablets seriam abandonados naquele local. “Imediatamente deslocamos uma equipe para lá e encontramos os equipamentos”, contou.

Rangel explicou que com a divulgação das imagens dos tablets por parte da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e com a recuperação de 31 aparelhos ocorrida na semana passada, na Borda do Campo, também em São José dos Pinhais, os bandidos provavelmente se assustaram e resolveram abandonar o material.

“A pressão popular também foi grande, já que envolve educação. Como os bandidos começaram a ver que não poderiam negociar os equipamentos, resolveram abandoná-los”, disse o delegado.

Rangel lembrou que já foram recuperados ao todo 377 tablets, mas que a meta da Polícia Civil é prender os assaltantes e possíveis receptadores. “A investigação está por conta da Delegacia de Furtos e Roubos, mas nós aqui em São José dos Pinhais estamos dando todo o apoio necessário”, afirmou Rangel.

“Yellow tablets”

O delegado salientou que os tablets foram desenvolvidos pela Positivo Informática exclusivamente para o uso dos professores da Rede Estadual de Ensino, por isso possuem senha de bloqueio própria e algumas características marcantes como a cor.

“Todos eles têm as costas amarelas e uma capa de silicone também amarela. Na parte traseira do equipamento há também a marca do Ministério da Educação gravada em baixo relevo”, contou o delegado.