Presos escapam do 1.º Distrito Policial

As ameaças de fuga feita pelos presos do 1.º Distrito Policial, centro, foram cumpridas às 17h de ontem. Nove ganharam as ruas, serrando uma grade, arrebentando uma porta e fugindo pelos fundos da delegacia. Três foram capturados minutos depois, pela Guarda Municipal, e seis continuam foragidos, entre eles Diogo Cit dos Santos, 22 anos, preso pela Rone na semana passada por roubo. Segundo a polícia, foi ele quem liderou a fuga.

Divulgação/ 1.º DP
Juliano de Souza Bueno.

Na hora da debandada 25 presos dividiam as duas celas, cada uma com capacidade para apenas três detentos. De acordo com o superintendente Adolfo Rosevics, há alguns dias eles estavam falando que, se não fossem transferidos, fugiriam. “Não temos estrutura para acomodar tantos presos. Afinal aqui é uma cadeia para pessoas que são presas em flagrante e aguardam vaga no sistema prisional”, explicou.

Surpresa

Divulgação/ 1.º DP
John Fagner da Silva Martins.

Na cela que teve a grade serrada havia 12 presos. Nove pularam para uma sala e depois de arrebentarem uma porta, fugiram pela porta dos fundos. Os policiais de plantão, que estavam no atendimento, só se deram conta do que aconteceu, quando os guardas municipais chegaram com um dos foragidos, que havia sido capturado nas proximidades da rodoviária.

Segundo os guardas Wolff e Jacks, um homem parou a viatura e disse que tinha visto algumas pessoas pulando o muro da delegacia.

Divulgação/ 1.º DP
Cristiano Martins Lopes.

“Com as características passadas pelo informante, conseguimos capturar um dos foragidos na Avenida Visconde de Guarapuava”, explicou Wolff. Enquanto isso, o guarda Sávio, que estava no portão dos fundos da delegacia, conseguiu deter outros dois fujões, antes de eles chegarem à rua.

Líder

O superintendente disse que Diogo foi quem liderou a fuga. “Apesar da superlotação, dos problemas estruturais, ainda temos que lidar com a característica de cada preso. Ele foi quem agitou os demais para realizar a fuga”, explicou Adolfo.

Divulgação/ 1.º DP
Gabriel Ribas dos Santos.

Diogo já foi preso em 2008, suspeito de ter participado do assalto ao comitê do então candidato a prefeito Beto Richa. Na semana passada, depois de roubar um estabelecimento comercial, ele foi flagrado pelo helicóptero da Polícia Militar, e preso em seguida pela equipe que estava em terra.

Além de Diogo, permanecem foragidos Cristiano Martins Lopes, 31 anos, Juliano de Souza Bueno, 27, Gabriel Ribas dos Santos, 24, John Fagner da Silva Martins, 28, e Valter Pereira da Silva Filho, 25 (foto não disponível).