Polícia Federal completa dados a respeito de armas

A Polícia Federal emitiu nota com informaçäes que não haviam sido cedidas durante entrevista à Tribuna, sobre o registro de armas de fogo em nome da segurança pública do Paraná. Na matéria “Polícia sem registro”, publicada ontem, a Tribuna revelou que há divergência entre os registros de armas e o efetivo policial.

A PF informa que, “segundo dispäe a Lei nº 10.826/2003, há uma diferença entre cadastro e registro de armas de fogo, no caso dos arsenais policiais, a lei determina que eles sejam apenas cadastrados e, portanto não possuem registro no Sinarm – Sistema Nacional de Armas”.

Na entrevista, o porta-voz da PF informou que existem 1.172 armas registradas em nome da segurança pública. Na nota, a PF disse que, com relação a este número, “não há nenhuma arma de arsenal policial, haja vista que é responsabilidade da própria instituição o registro de suas armas. O número citado refere-se a registros de outras instituiçäes de segurança pública, como por exemplo, as Guardas Municipais”. No caso da Polícia Civil, o registro é de responsabilidade da Delegacia de Armas e Muniçäes (Deam).