Perseguição termina em confronto no Alto da Glória

Cinco suspeitos morreram em troca de tiros com a polícia, na noite de quinta-feira, no Alto da Glória. Os indivíduos estavam num veículo furtado e foram perseguidos por ruas de sete bairros até colidirem contra uma mureta da Rua Nicolau Maeder, a duas quadras do estádio Couto Pereira. Na abordagem, o bando reagiu.

Todos foram baleados e morreram a caminho do hospital. Até o final da tarde de ontem, foram identificados dois irmãos, de 19 e 17 anos; um garoto, de 14, e Ederson Miranda, 22. Cinco armas foram apreendidas.

A perseguição começou por volta das 23h, quando o Gol placa CMU-9672, com alerta de furto, foi visto pela polícia, na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no Atuba.

Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista iniciou uma fuga desenfreada. Equipes de apoio foram acionadas e montaram bloqueios em diversas ruas. Os suspeitos não se intimidaram e passaram por sete bairros, num trajeto de aproximadamente 8,5 quilômetros. Sirenes ligadas, freadas bruscas e manobras perigosas lembravam cenas de filmes de ação policial.

Os suspeitos saíram do Atuba e entraram no Bairro Alto, pela BR-476 (Linha Verde). Da estrada, acessaram a Rua Fagundes Varela e cruzaram o Bacacheri e o Jardim Social. Pegaram a Rua Augusto Stresser, atravessaram o Hugo Lange, o Juvevê e chegaram ao Alto da Glória.

Colisão

No cruzamento com a Rua Nicolas Maeder, o motorista se perdeu, invadiu a contramão e bateu numa mureta. Policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do 20.º Batalhão, aproveitaram a colisão para abordar os indivíduos. De acordo com os policiais, dois suspeitos desceram armados e atiraram na direção da viatura.

Ambos foram baleados no revide, enquanto os outros três aproveitaram para fugir. O trio correu até um terreno baldio, na Rua Doutor Zamenhof, imediações do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Lá, houve nova troca de tiros e os três foram atingidos. Os cinco baleados foram colocados nas viaturas e levados ao Hospital Cajuru, mas morreram em seguida.

Com o bando, a polícia apreendeu cinco revólveres calibre 38, com 24 cartuchos deflagrados. Também foram encontrados, no veículo, uma máscara balaclava, que deixa apenas os olhos à mostra, e cerca de R$ 200 em uma pochete.

Problema antigo na família

Familiares dos irmãos mortos no confronto contaram que o maior estava envolvido com a criminalidade há alguns anos. “Não faltou conselho, mas ele não queria saber de trabalhar e estudar e entrou nessa vida (do crime). De vez em quando, ele aparecia armado em casa”, lamentou a mãe deles.

Os mortos moravam na Vila Liberdade, em Colombo. Os parentes não souberam dizer se o irmão de 19 anos estava envolvido no furto do veículo. “O de 17 anos apareceu com o carro na vila há uns dois dias, mesmo sem poder dirigir, porque ele era menor de idade”, disse a mãe.

Estacionamento

De acordo com o delegado Anderson Franco, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), o Gol foi furtado em 29 de agosto, do estacionamento de um supermercado, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Hauer. Os nomes foram suprimidos para não identificar o garoto delinquente, conforme orienta o Estatuto da Criança e do Adolescente.