Operação Libertá

Ousados e violentos! Quadrilha que expulsava pessoas de suas casas é alvo da Polícia

Violentos e ousados, assim foram considerados, pela Polícia Civil, os integrantes de uma quadrilha desmantelada na manhã desta terça-feira (8), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ao todo, 15 pessoas foram presas, suspeitas de homicídios, tráfico de drogas e extorsão.

A operação foi batizada como Libertá e o trabalho de investigação começou há três meses, depois de muitas denúncias e uma série de registros de boletins de ocorrência. Conforme apurou a Tribuna do Paraná, o grupo agia no bairro Jardim Independência e, praticamente, tomava conta da região, constrangendo moradores e humilhando famílias.

“Conforme fomos investigando, descobrimos como era a forma de agir do bando. Eles são extremamente violentos, causavam pânico e medo aos moradores do bairro”, disse o delegado Michel Teixeira de Carvalho, que considerou a operação como uma limpeza no Jardim Independência.

Foto: Marcelo Andrade.
Delegado acredita que novas vítimas possam aparecer. Foto: Marcelo Andrade.

Segundo as investigações, várias vítimas disseram ter sido expulsas de casa. Os bandidos ainda obrigavam que os moradores fizessem transferência de veículos para a quadrilha. “Caso a ordem fosse desobedecida, eles ameaçavam colocar fogo na casa e até mesmo matar os familiares. Era comum estas pessoas andarem armadas pelo meio da rua, intimidando os moradores”.

Dos 11 mandados de prisão temporária, 10 foram cumpridos e uma pessoa continua foragida. Ainda foram presas outras cinco pessoas em flagrante e foram cumpridos outros 14 mandados de busca e apreensão. Um adolescente foi apreendido. “As prisões são em caráter temporário, de 30 dias, mas acreditamos que, ao final das investigações, a Justiça vai converter em preventiva. São pessoas perigosas, que não podem voltar para as ruas”, explicou o delegado.

Os presos vão responder por crimes diversos, entre eles: homicídio, associação criminosa, extorsão, roubo e tráfico de drogas. A polícia ainda investiga outros possíveis crimes, que dependem de que as vítimas compareçam à delegacia. O telefone para contato é o (41) 3299-1500.

Mortes no bairro

A polícia suspeita que a quadrilha seja responsável por, pelo menos, 10 homicídios, todos no bairro. Além disso, o grupo era responsável por pequenos roubos e furtos. “A quadrilha, por exemplo, avistava um caminhão de mercadorias descarregar a carga nos mercados do bairro e depois realiza o roubo, levando o dinheiro e produtos”, explicou o delegado.

Durante a ação, foram apreendidas seis armas (quatro calibre 12, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22 de uso restrito). Também foram encontradas drogas e munições (calibres 22, 38 e 40). As armas reforçam a tese de que o bando estaria envolvido em várias mortes no Jardim Independência. As armas devem continuar sob guarda da polícia, para que passem por perícia caso seja preciso.

Foto: Marcelo Andrade.
Foto: Marcelo Andrade.

Guarda Municipal na cola

Além das equipes da Polícia Civil, a Operação Libertá também contou com o apoio da presente Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Os GMs, que costumam patrulhar sempre pela região, puderam ajudar inclusive com informações importantes para colaborar com o trabalho dos investigadores.

“Está operação foi muito importante tanto para a cidade como para a população que reside na região. Esperamos que com essas prisões os comerciantes tenham mais liberdade na sua comunidade”, ressaltou Renan Alves, coordenador da GM. Após a ação policial, os moradores do bairro aplaudiram os policiais.

Ainda durante a operação, uma Renault Duster, roubada na semana passada, foi recuperada pelos policiais do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). O proprietário do veículo tinha pagado apenas duas parcelas do financiamento. Além do utilitário, também foi recuperada uma motocicleta Honda CG roubada.

Foto: Marcelo Andrade.
Foto: Marcelo Andrade.

Veja o vídeo: