Apucarana

Desmantelada quadrilha de traficantes e assaltantes

O delegado-titular José Aparecido Jacovós e a delegada-adjunta Iane Cardoso, da 17.ª SDP de Apucarana, apresentaram à imprensa, na tarde de segunda-feira (10), uma quadrilha de traficantes e assaltantes que agiam em toda região.

Ao todo, seis homens, três mulheres e um menor que foi liberado pela Justiça, apontados pelas autoridades como responsáveis por roubos de caminhonetes de alto valor (Hilux, Amarok, Pajero, entre outras) que eram levadas após “encomendas” e trocadas por drogas no Paraguai.

A quadrilha começou a ser investigada após um assalto à residência de um casal de aposentados na noite de 20 de fevereiro. A casa foi invadida pelos acusados, que armados anunciaram o assalto, roubaram dinheiro, objetos pessoais, o Amarok, placas BDC-1943, e fizeram dos idosos reféns.

Após trafegarem com o casal por horas, os acusados os abandonaram na madrugada de 21 de fevereiro na Rodovia do Café (BR-376), que liga Apucarana a Califórnia. As vítimas contaram à polícia que os sequestradores disseram que iriam para o Paraguai com a caminhonete tomada de assalto.

Foram detidos Ermelino Emerenciano, 28 anos, apontado pela polícia como mentor intelectual da quadrilha, Cléverson Henrique da Silva, 28 anos, quem levava os veículos até o Paraguai e transportava drogas para Apucarana, Marcos Cavazaki, 28 anos, Vanessa Fernanda de Oliveira, 33 anos, Juares de Oliveira, 49 anos, Márcia Rodrigues, 42 anos, Diego Henrique Braz Romeu, 19 anos, Valdomiro Vieira Neves Júnior, 24 anos, e Márcia Luíza Sartori, colaboradores nos roubos. 28 anos.

O acusado de ser o mentor já havia sido preso em outubro de 2013 com uma tonelada de maconha. A polícia reiterou que a quadrilha roubava veículos sob encomenda e escolhia como vítimas preferencialmente idosos acima de 70 anos.