Agentes penitenciários de Catanduvas vão entrar em greve

Os agentes penitenciários da Penitenciária Federal de Catanduvas aprovaram ontem o início da greve da categoria a partir do próximo sábado. O prazo foi estipulado em função do período legal de 72 horas necessário antes da paralisação. Hoje pela manhã, o Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais de Catanduvas (Sindapef) deve enviar a documentação necessária ao Ministério da Justiça, ao sistema penitenciário federal e demais autoridades diretamente ligadas aos agentes.

A paralisação foi gerada a partir da aprovação do plano de carreira da categoria. De acordo com o diretor da Estruturação da Carreira do Sindapef, Marcelo Adriano Ferreira, o plano não teve a participação do servidor.

“O documento contém uma infinidade de equívocos e incongruências e o plano em si é muito confuso. Houve um desrespeito muito grande com a categoria, sem contar a falta de responsabilidade do Ministério do Planejamento de aprovar um plano assim”, criticou.

Entre os pontos questionados no plano está a atribuição de algumas das funções dos agentes à Polícia Federal, a criação de uma carreira de analista e a questão salarial, que não atende à categoria.

“Queremos uma reformulação do plano com a participação do servidor, que tem o conhecimento das atividades”, afirmou Ferreira. Ontem mesmo a greve ganhou o apoio do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná.