Ações na UPS de Cascavel resultam em 17 prisões

Dezessete pessoas foram presas e seis adolescentes apreendidos durante a operação de congelamento realizada pelo Governo do Estado para preparar o bairro Jardim Interlagos, em Cascavel (Oeste do Paraná), para receber a primeira UPS (Unidade Paraná Seguro) do interior. A operação foi lançada na última sexta-feira (19/10), no entanto 12 das prisões já haviam sido feitas desde o dia 12, na primeira etapa da ação, desempenhada pelo Serviço Reservado da PM de Cascavel. Desde a manhã de sexta, as equipes policiais abordaram 1.059 pessoas, 263 veículos e da vistoria de 22 locais (praças e bares).

A PM também lavrou desde sexta-feira até o final da tarde desta segunda-feira (22/10) quatro flagrantes, 11 termos circunstanciados, sete autos de infração de trânsito (multas), apreendeu seis veículos, realizou a apreensão de sete objetos, de uma arma branca, além de cumprir 24 mandados judiciais. “Esta operação é uma assepsia para que a área fique preparada para receber a UPS e todas suas vantagens; a PM age como catalisadora para que as ações de governo, tanto estadual quanto municipal, sejam implantadas”, relatou o coronel César Alberto Souza, Comandante-Geral da PM em exercício.

A base fixa da UPS será inaugurada pelo governo do estado, na Avenida Interlagos, nº 1.073, no Jardim Interlagos, e, segundo o Coronel César, “ficam no local, a exemplo das UPSs de Curitiba, 30 policiais capacitados em policiamento comunitário”. “Eles trabalharão junto à população realizando visitas, cadastrando moradores e fazendo levantamento sobre as necessidades da comunidade para que políticas públicas sejam implementadas com o apoio da prefeitura e outros órgãos ou instituições interessadas”, declarou. Também devem ser aplicados no local, motos, cavalos e cães de faro do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Das 12 pessoas presas antes de sexta, quatro foram detidas por tráfico de drogas, dois adultos e dois adolescentes foram encaminhados por porte de arma de fogo, outra foi presa por posse de arma de fogo, uma por roubo, outra por porte de entorpecente. Um adolescente também foi encaminhado por porte entorpecente. Na sexta, uma mulher foi presa por porte de droga e um homem por adulteração do chassi de uma moto. “O resultado, após a operação, com mais abordagens que encaminhamentos, já era esperado tendo em vista o trabalho de inteligência realizado na primeira etapa. Agora, a tranquilidade deve tomar conta da área, o que já ocorre em bairros da capital que receberam este tipo de ação”, disse César.

A escolha da área para a instalação da UPS em Cascavel se deve aos números estatísticos registrados no local. “De acordo com os dados do 6º Batalhão, a taxa de homicídios na área que receberá o projeto, para cada 100 mil habitantes, é de 173,7 sendo registrados pela PM em todo o ano passado, 22 homicídios; só em 2012 já fora registrados 12. Por isso, a região norte de Cascavel foi escolhida”, relatou o coronel. O Jardim Interlagos, que receberá a UPS, possui 12.664 habitantes.