Vice-governador lança campanha de combate à dengue em Cascavel

O vice-governador Orlando Pessuti, os secretários estaduais Cláudio Xavier (Saúde), Airton Pissetti (Comunicação Social) e tenente-coronel Anselmo José Oliveira (Casa Militar), e o prefeito Lísias de Araujo Thomé, lançaram nesta quinta-feira (19) à tarde, em Cascavel, a campanha ?Guerra à dengue ? Entre Nessa luta?. Pessuti disse que é preciso envolver toda a sociedade na luta para eliminar os focos de dengue existentes no Estado. ?Daí a necessidade desta operação de guerra, através da qual vamos mobilizar escolas, igrejas, clubes de serviço, enfim toda a sociedade, para o sucesso da campanha?, afirmou.

?O combate à dengue não pode ficar apenas na responsabilidade dos governos estadual e municipal. É preciso a participação de todos. De que adiante ficarmos aqui reunidos, sair a campo, se a pessoa não limpa sua casa, o terreno baldio ao lado e não recicla o lixo??, questionou o vice-governador a um auditório lotado por cerca de 300 pessoas, a maioria voluntários.

O secretário da Saúde, Cláudio Xavier, destacou que o Governo do Estado nunca deixou de se preocupar com a dengue. ?Temos trabalhado fortemente no combate à dengue desde 2003. O mesmo posso dizer dos municípios. Porém, a partir da dimensão do problema, tivemos a satisfação de ver este programa assumido pelo Governo do Estado?, disse. ?A maneira com a qual o Governo do Estado se sensibilizou para esta luta nos deixou orgulhosos, porque temos visto praticamente todas as secretarias envolvidos nessa luta?, acrescentou.

Xavier citou a Secretaria da Educação, que envolveu os alunos na luta contra a dengue. ?A Casa Militar, através da Defesa Civil, tem mobilizado um verdadeiro exército, que vai não apenas entregar folhetos, mas também entrar e vistoriar o imóvel, retirando lixos e embalagens. Isto será feito nos 399 municípios do Paraná?, disse o secretário.

O prefeito Lísias de Araújo Tomé lembrou que no ano passado foram registrados dois casos de dengue em Cascavel. ?Neste ano já temos 33 casos. É um número relativamente baixo, levando-se em conta que estamos numa região fronteiriça. Mesmo assim entramos nessa campanha com disposição e vamos eliminar os focos existentes?, afirmou. Lísias deixou claro que a campanha só alcançará êxito com a participação de toda a sociedade. ?É preciso que cada um limpe sua casa, seu terreno, não deixe água parada. Só assim vamos conseguir vencer essa guerra?, disse.

Também participaram do lançamento da campanha em Cascavel, o presidente da Câmara Municipal, Julio César Lemes; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Almir Porcides Junior; o consultor do Ministério da Saúde Glauco de Oliveira; o chefe da 10ª Regional de Saúde, Marcos Tomazetto; o secretário municipal da Saúde, Nadir Willi; e o deputado estadual Elton Welter (PT).

Voltar ao topo