TSE pode cancelar quase 2 mi de títulos irregulares

No total, 1.896.813 eleitores brasileiros não votaram nas três últimas eleições – o referendo do desarmamento e os primeiro e segundo turnos das eleições de 2006 – e podem ter seus títulos eleitorais cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores têm até o dia 26 de abril para comparecer aos cartórios eleitorais e regularizar a situação. Para isso, é preciso comprovar o exercício do voto, pagar a multa de R$1,06 a R$3,51, ou justificar a ausência.

Os quase dois milhões de eleitores não serão convocados individualmente. Por isso, é importante verificar a regularidade do título no endereço: http://www.tse.gov.br/sadEleicaoTituloDeEleitor/pesquisa . Nos cartórios eleitorais, a lista com os nomes dos eleitores que correm o risco de cancelamento será divulgada a partir de segunda-feira.

A maior parte dos eleitores que precisam regularizar o título, 381.655 pessoas, está no Estado de São Paulo. Minas Gerais tem 217.053 eleitores nessa situação e o Rio de Janeiro 160.011. Já no exterior, quase 5.744 brasileiros podem perder o título.

Quando o título de eleitor é cancelado, o portador não pode tirar documentos de identidade ou passaporte, renovar matrículas em estabelecimentos de ensino, inscrever-se em concurso público, participar de concorrências em órgãos públicos e, se for servidor público, não recebe sequer o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.

Voltar ao topo