Termina análise de caixas-pretas do Boeing da Gol e Legacy

Terminou nesta segunda-feira (16) no Canadá a primeira fase da análise dos dados de três das quatro caixas-pretas do Boeing 737-800 da Gol e do jato Legacy da ExcelAir. A informação foi confirmada por um assessor do Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá (Transportation Safety Board) e pela Divisão de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Dipaa).

O coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, que preside a comissão que investiga a tragédia do vôo 1907, deve voltar ao Brasil nesta terça-feira (17), mas sua viagem de retorno pode ser adiada caso seja encontrado o cilindro com as gravações de voz da cabine do Boeing 737-800. Os dados dessa outra caixa-preta também vão ser copiados e analisados nos laboratórios do Conselho.

O coronel Rufino Ferreira confirmou que foram recuperados todos os dados das três caixas-pretas levadas ao Canadá, inclusive a do Boeing 737-800, que ficou danificada com o impacto. "O material que temos até agora é muito útil", disse. Em relação à caixa-preta que continua desaparecida, explicou: "Como falta o cilindro de voz do Boeing, estou trabalhando com 75% dos dados.

Com os dados das três caixas-pretas, os técnicos do Conselho de Segurança dos Transportes criaram gráficos e animações que, segundo o coronel Rufino Ferreira, "são muito próximas da realidade". Todo esse material vai voltar ao Brasil para ser analisado com profundidade e comparado a outras informações.

Voltar ao topo